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Itaú Unibanco conclui migração de mais de 10 milhões de clientes para seu Superapp

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
08/07/2025
em Empresas
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O Itaú Unibanco atingiu, em junho, o marco de 10 milhões de clientes migrados para o Superapp da instituição. Há cerca de um ano, o banco vem concentrando sua experiência digital em uma plataforma unificada, que consiste em um grande processo de migração de clientes que utilizavam aplicativos focados em necessidades específicas para um único aplicativo, com o objetivo de oferecer uma oferta bancária completa e hiperpersonalizada para todos, independentemente de como a relação com o banco for iniciada.

Entre os clientes já migrados, a maior parte vem dos aplicativos de cartões e do banco digital iti. “O movimento tem nos permitido entregar o melhor dos dois mundos aos clientes: uma experiência diferenciada associada a uma completude que supre qualquer necessidade bancária que eles tenham e com um nível de personalização que acreditamos ser referência no mercado. Mais de 99% dos clientes que iniciam a migração concluem o processo, com mais de 80 pontos de satisfação, o que indica que eles estão enxergando valor real nessa mudança,”, afirma João Araújo, diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú Unibanco. 

O Superapp do Itaú conta com um alto nível de hiperpersonalização, suportado por uso massivo de dados e inteligência artificial, para que cada cliente tenha uma experiência única e alinhada ao seu perfil e nível de engajamento com a instituição. O banco desenvolveu ainda uma metodologia própria de design, o Itaú Design Language, para garantir que todas as jornadas fossem simples e contextuais.

“Temos investido de forma muito relevante em tecnologia e na experiência digital dos nossos clientes, colocando o bem-estar financeiro no centro de tudo o que fazemos e mudando os paradigmas bancários de uma relação transacional para uma visão mais consultiva. Nosso Superapp é um ótimo exemplo que concretiza essa evolução: somente no último ano, lançamos 16 novas soluções que já estão gerando valor real para os clientes — com jornadas absolutamente fluidas, ágeis e que tornam as jornadas dos clientes mais diretas e fluidas. Elas também assessoram na gestão de sua vida financeira, reduzindo pagamentos atrasados, aumentando economias, ajudando as pessoas a retomarem o controle de seus orçamentos e fortalecendo sua sensação de segurança e prosperidade”, completa João.

Após este avanço na agenda de migração e com a satisfação apresentada pelos clientes migrados para o Superapp Itaú, o app do iti vai deixar de aparecer nas lojas de aplicativos nas próximas semanas, de modo que todo o relacionamento dos clientes permaneça concentrado em uma plataforma única e hiperpersonalizada.

Em março, o banco lançou um novo recurso inteligente de Controle de Gastos, que já conta com quase 90% de satisfação entre os clientes que utilizaram. Logo nas primeiras duas semanas, mais de um milhão de pessoas já havia interagido com um “jogo de autoconsciência financeira” — para 50% delas foi a primeira vez que puderam conhecer as categorias de gastos nas quais realmente gastaram mais.

Além de aumentar o controle financeiro, os clientes do banco também estão estabelecendo metas e reinvestindo suas economias com os Cofrinhos: mesmo em pouco tempo desde o seu lançamento, 10% de toda a base de clientes do banco já está usando ativamente essa funcionalidade para economizar dinheiro — e 93% deles relatam estar satisfeitos ou muito satisfeitos.

Neste mês, o Itaú também anunciou seu agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa, que prestará consultoria 24h por dia direto pelo Superapp. A novidade está disponível, inicialmente, para um público de 10 mil clientes e será ampliada em fases a todos ao longo dos próximos meses.

Tags: ClientesEmpresasItaúMigraçãoSuperapp
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Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

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