Um ranking de 2024 da revista americana Time, em conjunto com a empresa de dados Statista, identificou as 500 companhias globais que mais se destacaram pela responsabilidade corporativa e pela promoção de práticas ESG (Enviromental, Social and Governance). A Schneider Electric, empresa francesa de transformação digital, levou o primeiro lugar. A primeira brasileira a aparecer é a Lojas Renner, na 22ª colocação.
O processo selecionou, de forma abrangente, mais de cinco mil organizações, considerando fatores como receita, capitalização de mercado e proeminência pública. Também foi utilizada uma metodologia de quatro etapas para estabelecer quem melhor cumpria os seguintes requisitos: exclusão de negócios não sustentáveis; comprometimento e classificações; relatórios e transparência; e administração ambiental e social.
A Schneider Electric fez 88,86 pontos e anunciou projetos para levar energia renovável para comunidades da Amazônia. A Lojas Renner, com 77,80, e representada pelo CEO Fabio Faccio, foi homenageada na 8ª Galeria de Notáveis de MONEY REPORT, na categoria Sustentabilidade. Também se destacam no ranking a Accenture (54ª), Cisco (57ª), Microsoft (64ª), Bradesco (138ª), Komatsu (144ª), Nvidia (235ª), Salesforce (284ª) e Dell (286ª). Veja a lista completa:
Segundo a Time, embora muitas empresas com altas classificações estejam em setores que não fabricam produtos físicos – como bancos, tecnologia e consultoria -, algumas mostraram que a sustentabilidade é possível mesmo em outras vertentes. A empresa de biotecnologia dos EUA, Illumina, em quinto lugar na lista geral, lançou um sequenciador de genes mais eficiente e que reduziu o desperdício com embalagens em 90%, em relação ao modelo anterior. A Moncler, grife italiana de luxo, ficou em terceiro lugar na lista, reciclando mais de 80% de seus rejeitos de nylon em 2023 e usando 100% de energia renovável em seus escritórios, lojas, fábricas e centros de logística.
Confira quais as empresas brasileiras que aparecem no ranking global:
- Lojas Renner (22º)
- Bradesco (138º)
- Itaú Unibanco (384º)
- Banco do Brasil (433º)
- Rede D’Or São Luiz (478º)