O mercado de franchising movimenta milhões todos os anos e vem se mostrando sólido para quem deseja empreender. Oferece um cenário repleto de oportunidades, com marcas reconhecidas no segmento. Grandes marcas têm alcançado faturamentos na casa dos milhões devido ao seu sucesso com novos investidores e à abertura de novas unidades.
Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), houve um aumento nominal de 19,1% no primeiro trimestre de 2024. O modelo de franquias é um sistema no qual o franqueador (dono da marca) concede ao franqueado autorização para utilizar a marca, bem como toda a infraestrutura e suporte necessários.
Investir em uma marca estabelecida oferece vantagens como um plano de negócios já testado, estratégias de marketing, treinamentos e suporte, resultando em menores riscos financeiros e maiores lucros.
Conheça algumas franquias que ganham milhões por ano e você pode investir e garantir sucesso.
A Prioridade 10, fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializadas em oferecer produtos de qualidade por preços acessíveis que, em 2023, obteve um faturamento de R$ 200 milhões. Com uma variedade de produtos que vão desde itens como: vestuário, brinquedos, presentes e produtos sazonais, a marca é uma excelente opção para investir o capital e tornar-se um empreendedor de sucesso.
- Investimento Inicial: R$795 mil (incluindo taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$197 mil
- Tempo de retorno: 18 a 24 meses
ATW Delivery Brands é uma cozinha unificada com três potentes marcas: N1 Chicken, O Que Comer, Fernando?, Brasileirinho Delivery. É uma das maiores holdings de franquias com modelos Dark Kitchen do Brasil, atuando 100% com delivery. O grupo é pioneiro e especialista em desenvolver marcas e processos otimizados 100% focados no delivery. O diferencial é que comprando uma franquia, você ganha três marcas, operando uma super cozinha. Em 2023 a rede faturou R$ 180 milhões, almeja faturar até o final do ano R$ 250 milhões.
- Investimento Inicial: R$ 299 mil (incluindo taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 240 mil
- Tempo de retorno: 12 a 18 meses
Rede líder na prestação de serviços tecnológicos para aplicação via drones e análises de dados, promovendo uma agricultura mais rentável, eficiente e sustentável. A marca entrou no setor de franquias em 2022 e está presente em mais de 12 estados. Com abordagem inovadora, demonstrou que a tecnologia é fundamental para enfrentar desafios, abrir novas possibilidades e colaborar para o meio ambiente. A rede, que lucrou quase R$20 milhões no primeiro semestre, pretende finalizar o ano com R$ 50 milhões.
- Investimento Inicial: : R$ 239.900,00 (já com a taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 40.501,00
- Tempo de retorno: 24 meses
ITÁLIA NO BOX
Guiado por suas raízes italianas e o amor pela culinária transmitido por gerações, em 2016, Gabriel Alberti inaugurou o primeiro restaurante Itália no Box, o conceito era claro: oferecer massas italianas de qualidade a preços acessíveis e repletas de afeto. A marca entrou no mundo do franchising em 2018 e hoje está presente em 70 cidades e 18 estados no Brasil. Somente em 2023, 30 novas lojas foram inauguradas, utilizando 40 toneladas de massa e alcançando um faturamento impressionante de R$70 milhões, planejando finalizar o ano com R$ 100 milhões.
- Investimento Inicial: R$120 mil (incluindo taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 70 mil
- Tempo de retorno: 18 meses
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de escolas especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Formando profissionais que desejam ingressar no mercado gastronômico, a marca oferece opções de cursos com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou para o mercado de franquias em 2017 e já conta com mais de 140 unidades em todo o país. A marca faturou R$ 95 milhões em 2023.
- Investimento Inicial: R$193 mil (incluindo taxa de franquia).
- Faturamento médio mensal de uma unidade: 30%
- Tempo de retorno: 19 meses
Fundada em 2017, a Pizza Now inova com seu suporte diferenciado ao franqueado, entrega rápida e produtos de alta qualidade. Possuindo em seu cardápio pizzas, massas, snacks e sobremesas, a rede apresenta um modelo de negócio eficiente e de fácil operação, tornando-se uma opção atraente para empreendedores. Em 2023 a rede faturou R$ 18 milhões.
- Investimento Inicial: R$350 mil (incluindo taxa de franquia).
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 180 mil
- Tempo de retorno: 20 meses
Franquia pioneira de costura e customização de roupas, a Tem Jeito foi fundada 2016 em Campina Grande (PB) pelo empresário Evandro de Macedo Filho que identificou um gap desse serviço vislumbrando uma oportunidade de investimento única. Trazendo rapidez e agilidade nos ajustes das peças, a marca preza pela qualidade e atendimento excepcionais. Em 2023 a rede faturou mais de R$ 3 milhões e pretende finalizar o ano com R$ 5 milhões.
- Investimento Inicial: R$129 mil (incluindo taxa de franquia)
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 12 mil
- Tempo de retorno: 18 meses a 24 meses
Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem. Fazendo a sua história há mais de 10 anos, com 80 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores em 23 estados do país. Em 2023 a rede faturou R$1.2 milhões e pretende finalizar 2024 com faturamento de R$5 milhões.
- Investimento Inicial: R$ 42.660,00
- Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 16.945,13
- Tempo de retorno: 6 a 18 meses