Final de ano se aproxima e o sonho de ter o próprio negócio pode estar mais perto do se imagina. A edição 2022 do relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), detectou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.
Na visão de Renato Ticoulat, fundador da rede Limpeza Com Zelo, barreiras como incertezas financeiras e alta concorrência não devem atrapalhar a abertura de sua empresa, “O mercado é competitivo mas cheio de oportunidades. É importante investir em treinamentos e produtos de qualidade para que seu negócio tenha uma boa reputação. Da mesma forma, ter uma estratégia financeira eficiente também evita transtornos no futuro.” explica.
Em busca de uma franquia, Sylvia Mitie Ishaikawa, 53, decidiu investir em uma unidade da Limpeza com Zelo por ter uma ótima reputação no mercado, tecnologia de ponta em gestão de serviços e protocolos de desinfecção antibacteriana.
“Sempre tive muita afinidade com o setor de limpeza, além de ser algo que as pessoas precisam com bastante frequência sendo possível ter uma recorrência na demanda muito alta fazendo um bom trabalho”, explica a franqueada.
Com recursos limitados, Sylvia optou pelo modelo de microfranquia no valor de R$ 20 mil, financiado em 36 meses, com um sinal de R$ 2.800. A franqueadora ofereceu uma garantia de negócios no valor de R$ 24 mil, superando o valor inicial investido.
Com o suporte total oferecido pela franqueadora com uma série de treinamentos e orientações, permitiu que ela contratasse funcionários, adquirisse novos contratos e quadruplicasse o faturamento inicial.
Ela acrescenta que a rede também se destaca por auxiliar e incentivar os franqueados a se atualizarem indicando cursos, feiras e até premiações. “Eu trabalho bastante, mas graças a Limpeza com Zelo minha situação financeira se transformou e tenho uma vida estável por conta disso. Hoje sou a minha chefe e não conseguiria voltar a ser empregada, apesar dos grandes desafios, quem colhe os frutos do meu trabalho sou eu.”, conta orgulhosa.
Segundo o fundador da Limpeza com Zelo, Renato Ticoulat o principal propósito da rede é promover qualidade de vida, dar assistência social, atender às necessidades da população social e promover mudanças comportamentais na sociedade incentivando o empreendedorismo.
Graças a sua determinação, Sylvia tem alcançado resultados surpreendentes. No mês de agosto desse ano, ela faturou mais de R$ 100 mil e projeta ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em faturamento até dezembro de 2023.
A rede viu seus números aumentarem significativamente nos últimos meses registrando o dobro de faturamento neste primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado que fechou com R$ 16 milhões e estimativa de terminar o ano 10% acima de antes da pandemia com faturamento de R$ 25 milhões.
Diferentemente da maioria dos negócios, a estratégia da rede se baseia também em crescer internamente sempre com foco no suporte ao franqueado, especialmente no que diz respeito às garantias oferecidas pela franquia, o investimento mínimo é de R$ 25.000,00.
Renato ressalta também que o crescimento se deve aos diferenciais oferecidos ao cliente final. São técnicas exclusivas e processos internacionais que garantem excelência no atendimento realizado por profissionais treinadas e uniformizadas. Para 2023 a meta é ultrapassar os 100 franqueados em todo o Brasil.
Confira abaixo sete dicas de Renato Ticoulat, um dos maiores especialistas no setor de conservação e limpeza para quem deseja empreender no segmento:
1 – Identifique-se com a franquia;
2 – Entenda o negócio;
3 – Absorva conhecimento do franqueador;
4 – Invista com consciência;
5 – Faça uma boa gestão;
6 – Garanta bom atendimento;
7 – Mantenha os padrões da franqueadora.