A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) deve levar executivos de cerca de 120 empresas brasileiras ao Canadá, em 2026, com o objetivo de ampliar a relação comercial bilateral entre os países. O número significaria um crescimento de 20% em relação à presença de representantes de organizações empresariais registrados em 2025. As missões, como são conhecidas, servem como uma porta de entrada para o fomento de negócios internacional.
Neste ano, a entidade conseguiu ajudar empresários a ampliarem oportunidades de comércio, por meio de conexão de cadeias produtivas e geração de resultados concretos, apoiadas por uma estrutura que tinha agendas com investidores, participação em feiras estratégicas e articulação junto a autoridades e parceiros locais.
“No Canadá, a gente ajuda neste networking ao facilitar encontros, além de unir empresários e agentes públicos com interesses bilaterais”, afirma Arminio Calonga Jr., consultor de negócios da CCBC.
Um dos retornos obtidos para a formação de uma nova frente de negócios a partir desta imersão empresarial foi com a Cooperativa Agropecuária de Carmo do Paranaíba (CARPEC). A instituição, localizada no Cerrado Mineiro, celebrou seus 60 anos de história ampliando sua presença na América do Norte em 2025, com a venda de 320 sacas de café verde para a canadense Saltwinds Coffee.
Esse produto é, na verdade, o grão que não passou pelo processo de torrefação, uma commodity que costuma atrair compradores internacionais. A venda se deu após representantes da cooperativa participarem da SIAL, maior feira de alimentos e bebidas do Canadá. A missão internacional foi organizada pela CCBC, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Segundo Thiago Dias Rasta, coordenador de qualidade e responsável pela prospecção internacional da CARPEC, o avanço foi diretamente favorecido pela condução da missão pela CCBC. “Café é relacionamento e, normalmente, leva anos até um acordo comercial amadurecer; na SIAL, graças ao suporte da CCBC, conseguimos avançar rapidamente e fechar negócio ainda em 2025”, contou.
Essa primeira venda acelerou ainda novas oportunidades. A CARPEC já negocia com outras duas empresas canadenses, identificadas durante rodadas organizadas pela CCBC e visitas posteriores. A cooperativa estima enviar 15 novos contêineres ao Canadá nos próximos 12 a 18 meses, o que pode representar até R$ 16 milhões em faturamento. O plano inclui ampliar a marca CARPEC no mercado canadense e firmar parcerias por meio de torrefações médias e microtorrefações.
Outro exemplo de sucesso é o da Cooperlimão, cooperativa de Urupês, interior de São Paulo, que enviou ao Canadá 24 mil quilos de limão Tahiti após integrar a missão da CCBC à SIAL 2025. A negociação foi fechada com a National Produce Marketing Inc., distribuidora de Toronto. A operação exigiu adaptações logísticas específicas, embalagens reforçadas e aproximadamente 30 dias de transporte refrigerado — elementos indispensáveis para competir em um mercado dominado por fornecedores tradicionais, como o México.
Em 2025, a CCBC também realizou missão ao ecossistema de mineração do Canadá durante a Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), o maior e mais influente evento global do setor. Realizada anualmente em Toronto, o PDAC reúne especialistas internacionais, investidores, representantes governamentais e executivos das principais companhias de mineração para discutir tendências, tecnologia, boas práticas de ESG, inovação e regulação.
Além disso, missões anteriores já começam a gerar resultados de longo prazo, como ocorre no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Em 2023, o projeto Beautycare Brazil, desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em parceria com a ApexBrasil, e realizado em conjunto com a CCBC, levou nove empresas brasileiras a Toronto para uma rodada intensiva de negócios. Desde então, o setor vem ampliando visibilidade e reconhecimento no País, estabelecendo bases para futuras parcerias e abertura gradual do mercado canadense aos cosméticos brasileiros.
A CCBC ainda deve programar outras iniciativas em 2026, que devem ser anunciadas ao longo do próximo ano, abrangendo segmentos adicionais da economia e ampliando ainda mais o alcance das ações de internacionalização.
As missões são abertas a empresários de qualquer ramo de atividade. Para participar, é preciso manifestar interesse, por meio do site da CCBC. Após essa ação, todos serão contatados pela equipe da Câmara para receber informações detalhadas sobre programação, requisitos e oportunidades.
