N5X atinge marca de R$ 1 bilhão em transações de energia no mercado livre

A N5X, plataforma completa para negociação de energia do mercado livre, atingiu a marca de R$ 1 bilhão em transações desde o início das operações, em junho de 2024. O montante equivale a 4,53 TWh de energia negociados — volume suficiente para abastecer pouco mais de quatro anos do estado do Acre.

Para a CEO da N5X, Dri Barbosa, a marca é resultado da parceria e da escuta ativa com os principais players do setor para entregar uma plataforma segura, estável e com governança neutra.

“Esse é um momento de aceitação e consolidação do nosso projeto. Agora, nosso foco está em trabalhar junto aos participantes para ampliar a liquidez das negociações e fortalecer o papel da N5X como infraestrutura estratégica do mercado livre de energia”, afirma Dri.

A plataforma reúne funcionalidades como inserção e execução de ordens em tempo real, comunicação segura e rastreável entre operadores e, mais recentemente, recursos de automatching — que casam automaticamente ordens compatíveis, inclusive parciais — e gestão de limites de risco segregados para compra e venda, permitindo um controle mais granular e alinhado às melhores práticas internacionais. Entre os participantes que já utilizam a Tela N5X estão Casa dos Ventos, Danske, Eletrobras, Eneva, Energisa, Genco, Hydro, Minerva, Newcom, Statkraft.

A N5X é uma plataforma de negociação de energia destinada a empresas participantes do mercado, incluindo grandes geradores, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre de energia. 

Para operar na plataforma N5X, as empresas elegíveis devem se cadastrar por meio do site, aceitar os termos de uso, a política de privacidade da N5X e o código de conduta, e serem aprovadas pela N5X com base nas informações fornecidas e na documentação comprobatória das condições. 

Sair da versão mobile