O conselho de administração da Natura&CO autorizou a diretoria que iniciasse o processo de avaliação para uma possível separação da Natura Latam e Avon. A separação pode geral duas empresas com capital aberto na Bolsa de Valores.
O fato foi confirmado através de um comunicado emitido pela Natura na segunda-feira, 5, “A separação visa promover o potencial de ambas as empresas, que possuem abrangências geográficas distintas, atendem diferentes consultores de beleza e consumidores e, juntas, oferecem valor limitado de sinergia sob a estrutura atual”.
De acordo com as informações fornecidas, a Natura continuará operando com ambas as marcas na região. A possível separação não afetará a integração das marcas na América Latina. A Avon, por sua vez, se beneficiará indiretamente das vendas na América Latina por meio de um acordo comercial com a Natura, enquanto mantém suas operações em outros mercados fora da região.
A possível separação estaria em conformidade com a estratégia da Natura de tornar a sua estrutura corporativa mais simplificada, assim como gerar uma maior autonomia nas unidades de negócios, inclusive depois das vendas recentemente realizadas de Aesop e The Body Shop.
A conclusão dessa possível separação ainda está sujeita a diversas questões a serem tratadas, inclusive a aprovação do conselho de administração e da maior parte dos investidores da companhia.