O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a NEC assinaram um novo acordo para desenvolver iniciativas conjuntas em conectividade, infraestrutura digital e soluções digitais, com foco na América Latina e no Caribe. O objetivo com essa iniciativa é aprimorar o conhecimento e as habilidades técnicas de formuladores de políticas e líderes corporativos, fortalecer as instituições na América Latina e no Caribe, além de melhorar os serviços governamentais por meio da capacitação de populações vulneráveis. No âmbito do acordo, o BID e a NEC se propõem a investir em programas de conhecimento via conferências e workshops sobre infraestrutura digital e aplicações tecnológicas, incluindo, sobretudo, a Inteligência Artificial (AI).
A NEC Corporation estabeleceu-se como líder na integração de tecnologias de TI e de rede, permitindo que as empresas e as comunidades se adaptem às rápidas mudanças que ocorrem tanto na sociedade como no mercado, fornecendo valores sociais de segurança, equidade e eficiência. “Nossa parceria com o BID remonta a muitos anos, e estou orgulhoso de vermos reforçando esse compromisso em melhorar a qualidade de vida das pessoas em toda a América Latina e no Caribe. Novos avanços em tecnologias, como biometria e IA, nos oferecem oportunidades para contribuir para o bem-estar das comunidades de maneiras novas e concretas. Estou ansioso para que a nossa colaboração se expanda cada vez mais por meio do emprego de tecnologias de ponta”, afirma Takayuki Morita, presidente e CEO da NEC Corporation.
A parceria também inclui treinamento, capacitação, desenvolvimento de cursos e materiais, colaboração em provas de conceito, programas-piloto e identificação de potenciais projetos de cofinanciamento ou coinvestimento. O acordo também incentiva colaborações em áreas como segurança cidadã e modelos de resiliência climática, bem como possíveis envolvimentos com o IDB Invest e o IDB Lab no futuro. “As áreas abrangidas por este acordo reforçam nosso compromisso conjunto e são cruciais para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe. Nosso foco principal será oferecer soluções digitais aos governos para atender às suas populações, especialmente as vulneráveis. Quero agradecer à NEC por seu comprometimento inabalável com a região”, diz o presidente do BID, Ilan Goldfajn.
Os governos da América Latina vêm investindo na adoção de agendas digitais que priorizem metas de avanços na oferta de serviços públicos online. Um exemplo é a adoção de portais únicos de governo, com destaque para a oferta de serviços públicos, como os portais federais de governo argentino e brasileiro. Em novembro de 2023, países da América Latina se reuniram para discutir questões de cibersegurança, governança de dados e Inteligência Artificial (IA), financiamento de iniciativas de governo digital, assinatura digital transfronteiriça, inclusão digital e equidade de gênero.