Nestlé Brasil cria inovação pioneira e recupera 80% de máquinas de café 

Produtos devolvidos por clientes do e-commerce de NESCAFÉ Dolce Gusto agora são revisadas por equipe técnica

 Engajada com a redução do impacto ambiental provocado por suas atividades, a Nestlé Brasil evoca seu DNA de Inovação e desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce.

Desde a implementação do projeto, em 2022, a Companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$2,6 milhões.

Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas vão para uma seção esporádica de Outlet na loja virtual.

A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar.

“Percebemos que um grande número de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, Gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela Equipe de Qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento.

Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive” finaliza Mariana.

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