A Nestlé Brasil avança em sua estratégia de ampliação de presença no Nordeste (NE) com a inauguração do novo centro de distribuição regional em Pernambuco, localizado em Cabo de Santo Agostinho. Com investimento de aproximadamente R$ 86 milhões, o novo espaço é um dos maiores CDs da companhia no país e tem como foco a eficiência, inovação e sustentabilidade para atender às necessidades logísticas dos parceiros e clientes locais.
Com capacidade de expedição anual superior a 128 mil toneladas e estrutura com mais de 15 mil posições-palete, o novo espaço logístico permite a realização de cerca de 10 mil entregas por ano para os pontos de venda do Nordeste. A região representa mais de 10% do faturamento da companhia no país, com destaque para as categorias de chocolates, cafés, leites, achocolatados e produtos culinários como Maggi.
O novo centro também marca uma importante integração com a operação de Purina, marca da Nestlé voltada para petfood, segmento que apresenta crescimento expressivo no Nordeste. Essa sinergia logística permite ganho operacional, maior cobertura de mercado e entrega mais rápida em todos os nove estados do Nordeste.
Essa expansão amplia a capilaridade da Nestlé na região, garantindo uma redução de até 96 horas no tempo de atendimento, que antes podia levar até mais que sete dias, representando um prazo médio de entrega de 96 horas (4 dias) dependendo da localidade. O novo espaço atende exclusivamente o canal B2B, abastecendo atacadistas, distribuidores, supermercados e redes regionais, e não contempla vendas diretas ao consumidor final (como os canais de e-commerce da Nestlé).
A localização do CD em Pernambuco é estratégica: fácil acesso aos principais estados do Nordeste, infraestrutura logística consolidada e mão de obra qualificada. Com a inauguração, foram gerados mais de 110 empregos diretos e indiretos.
“A região Nordeste tem papel estratégico para a Nestlé. A região representa cerca de 10% do faturamento médio anual da empresa no país, considerando todas as categorias que atuamos. Com este novo centro de distribuição, conseguimos reforçar nossa conexão com os consumidores e garantimos a presença dos nossos produtos nas prateleiras dos supermercados de forma mais ágil e eficiente, evitando rupturas e fortalecendo nossa proximidade com nossos clientes e parceiros”, afirma Alexandre Teixeira, Diretor-Geral de Logística Física da Nestlé Brasil.
A operação em Pernambuco se junta a outras grandes estruturas da companhia com foco na regionalidade, reforçando o compromisso da Nestlé com eficiência logística, proximidade e impacto positivo.
O novo centro de distribuição segue os padrões globais de excelência operacional da Nestlé e traz diferenciais adotados como padrão nas operações Nestlé voltados para a digitalização e alta performance. Dentre os processos inovadores que garantem padronização, escalabilidade e performance às operações da companhia, destacam-se o agendamento 100% digital e integrado com transportadoras; gestão digital de documentos (o que reduz a quase zero o uso de papel); separação e carregamento por ondas otimizadas; torre de controle com indicadores de produtividade em tempo real.
Além da inovação, o CD também fortalece a jornada ESG da Nestlé, gerando impacto positivo nas comunidades locais. A unidade atua com parceiros logísticos em iniciativas de utilização de veículos movidos a biocombustível para reduzir as emissões de CO₂, além do Projeto “Mulheres em Movimento”, que capacita motoristas e operadoras de empilhadeira.