Nestlé lança programa de relacionamento com universidades

A iniciativa foi desenvolvida pelo Panela Nestlé, plataforma de inovação da Nestlé, em parceria com a Venture Hub, para aproximar universitários e suas startups do ecossistema de inovação da Nestlé

A gigante de alimentos Nestlé, em parceria com a aceleradora Venture Hub, acaba de lançar o programa Nestlé Panela Academy, uma iniciativa gratuita que visa conectar a empresa líder do setor de alimentos e bebidas com startups, ligas empreendedoras e incubadoras de três universidades do Brasil: Universidade de Campinas (Unicamp), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de negócios já existentes, procurar novas oportunidades de crescimento e incentivar o empreendedorismo.

O programa está estruturado em cinco momentos temáticos, marcados para acontecer entre outubro e dezembro. Cada encontro será dividido em sessões com atividades, dinâmicas e objetivos distintos. A programação contempla conteúdos relacionados a metodologias ágeis, tração e crescimento, assim como desenvolvimento de produtos. Entre as dinâmicas, estão apresentações de pitches, conexão com representantes do ecossistema empreendedor e momentos de troca entre participantes e speakers – colaboradores da Nestlé.

As sessões, que serão conduzidas por colaboradores da Nestlé e da Venture Hub, contarão com a participação de convidados, que irão apresentar aos jovens empreendedores conceitos e ferramentas essenciais para a validação de soluções, mapeamento de oportunidades e de público-alvo, e planejamento de estratégias, por exemplo. Os convidados serão colaboradores da Nestlé e empreendedores de startups conectadas ao Panela.

Outra exclusividade do programa é o acesso à plataforma Ecossistema Digital TechStart, da Venture Hub. O espaço é uma oportunidade para os participantes interagirem com os membros das outras ligas empreendedoras, apresentarem a startup e desafios, gerando networking, e também uma maneira de poder recapitular os conteúdos apresentados nos encontros. 

O primeiro encontro do Nestlé Panela Academy aconteceu em outubro. As próximas interações também acontecerão remotamente, com exceção do encontro final, que será presencial e reunirá os participantes no Panela House, espaço de inovação da Nestlé. No dia do encerramento, além da imersão e da visita, dinâmicas exclusivas, trocas de experiências entre mentores e universitários e avaliação de pitches estão previstos. 

O Nestlé Panela Academy é centrado em relacionamentos e promove a conexão de universitários que são membros de startups já criadas ou em formação, da Nestlé, da aceleradora Venture Hub e de outros alunos empreendedores. Esse tipo de aproximação tem muito valor e pode trazer diversos frutos ao longo do caminho”, explica Carolina Falcoski, Gerente de Inovação na Nestlé.

Além disso, Carolina reforça o papel da Nestlé e da Venture Hub em iniciativas como o Nestlé Panela Academy.

O nosso papel é fazer a iniciativa acontecer, compartilhar conhecimentos e as conexões que temos. Foram muitos preparativos para possibilitar o programa e, agora, todos que estão participando e contribuindo de alguma forma têm um papel fundamental nessa jornada. Queremos conhecer, ouvir e aprender com os participantes, e aproximá-los de iniciativas que acontecem na Nestlé e que podem gerar muito valor compartilhado para todo o negócio.”

Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Sair da versão mobile