Estudo encomendado pela QuintoAndar e Imovelweb, e divulgado com exclusividade pelo G1, mostrou que no Rio de Janeiro 36% trabalham no esquema híbrido e 26% no regime totalmente remoto. 62% trabalham ao menos um dia da semana de suas casas, sendo sexta-feira o dia em que mais pessoas tem home office, e 42% dizem que trocariam de emprego se fossem obrigados a trabalhar presencialmente.
“Apesar de as pessoas estarem voltando aos poucos aos escritórios, a casa segue com a sua importância. Antes da crise sanitária, apenas 7% faziam home office de modo exclusivo e só 15% atuavam de forma híbrida no Rio. Hoje, 56% dos entrevistados preferem trabalhar pelo menos um dia em casa”, analisa Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, analisando a ressignificação que a casa passou a ter durante a pandemia.
Em comparação a São Paulo, onde apenas 35% podem optar completamente por trabalhar em casa ou no escritório, 48% dos cariocas podem escolher o dia em que desejam trabalhar de casa. Sexta-feira é o dia mais escolhido, com 37% dos entrevistados escolhendo o trabalho remoto, em segundo lugar está a segunda-feira, com 36%.
Dos que atualmente estão em um trabalho em que o expediente é totalmente remoto, 42% afirmam que se fossem obrigados a trabalhar exclusivamente no regime presencial, trocariam de emprego.
imagem: Getty Images