Quem já precisou entender o andamento de um processo judicial sabe o quanto os termos técnicos podem ser um obstáculo. Pensando nisso, o Jusbrasil lançou novas funcionalidades que prometem tornar a Justiça mais acessível para todos. Com o uso de Inteligência Artificial Generativa (GenAI), a plataforma agora ajuda a traduzir e simplificar as movimentações de processos judiciais, facilitando a compreensão para o público em geral.
Uma das novas funcionalidades, chamada “Entender”, permite que qualquer pessoa, ao acessar um processo, visualize em termos simples o que está acontecendo, eliminando o “juridiquês” e promovendo um entendimento claro. Segundo Flaviano Neto, Gerente de Produto do Jusbrasil, “ao acessar o histórico de movimentação do seu processo, o usuário tem a opção de clicar no botão “entender” e, automaticamente, a tecnologia consegue traduzir e explicar de uma maneira mais clara e objetiva o significado daquela movimentação específica”.
Neto destaca ainda que essas funcionalidades estão em constante atualização, já que utilizam Inteligência Artificial Generativa e podem apresentar respostas inconsistentes, por isso a importância do monitoramento pelo time e os feedbacks dos usuários.
Outro recurso, chamado “Resultados Enriquecidos”, ajuda advogados e outros profissionais do Direito a economizar tempo, garantindo acesso rápido a dados processuais organizados e apresentados de forma eficiente.
Essa iniciativa do Jusbrasil, empresa brasileira de tecnologia nascida em Salvador, está alinhada com o movimento nacional por uma linguagem simples no Judiciário, impulsionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca aproximar a Justiça do cidadão comum e garantir mais transparência e acessibilidade.