Novas profissões e habilidades em alta com o avanço da Indústria 4.0

Head da Adecco IT explica como se destacar na quarta revolução industrial

Em meio a rápidas inovações tecnológicas e ao crescimento da Indústria 4.0, conhecida também como quarta revolução industrial, o mercado de trabalho muda constantemente. Jorge Cruz, diretor da vertical e serviços de IT da Adecco, uma das verticais do Grupo Adecco, líder mundial em soluções de RH, afirma que neste momento de melhoria da eficiência e produtividade dos processos industriais, a conexão com a tecnologia se tornou indispensável. 

IMPACTO POR SETOR

A Indústria 4.0, caracterizada pela integração de tecnologias como automação, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, está à procura de novos profissionais, com habilidades que fujam do tradicional. O levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) revela que diversos setores têm potencial para lançar novas profissões, mesmo que leve cerca de 10 anos para que sejam consolidadas.

No setor automotivo, por exemplo, o desenvolvimento de carros híbridos e ferramentas veiculares inovadoras impulsionará novas profissões, como mecânico de veículos híbridos, mecânico especialista em telemetria, programador de unidades de controles eletrônicos e técnico em informática veicular.

Já no mundo da tecnologia, profissões como analista de IoT, engenheiro de cibersegurança, analista de segurança e defesa digital, especialista em big data e engenheiro de software estão entre as mais promissoras. “Estamos diante de uma era que exige profissionais capacitados a lidar com a conectividade, segurança digital e análise de dados em larga escala”, ressalta Cruz.

No caso do setor alimentício, a aplicação de novos softwares para controle de processos e produção de alcoquímicos impulsionará profissões como técnico em impressão de alimentos, especialista em aplicações de TIC para rastreabilidade de alimentos e especialista em aplicações de embalagens para alimentos. Em outros setores, como indústrias de construção civil, química, têxtil e de petróleo e gás, novas profissões devem ser criadas também.

NOVAS HABILIDADES

Na indústria dos anos 2020, há, portanto, a necessidade de competências em tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação. Essas habilidades, abrangem desde cibersegurança até a análise de dados e programação. Nessa busca por destaque no mercado de trabalho, Cruz aponta a importância da constante capacitação. “O aprendizado contínuo mantém a competitividade para navegar neste “novo mundo”, com tantas novas profissões, muitas com a exigência de treinamento específico”. 

Segundo Cruz, a Adecco já tem mapeados alguns insights para a área de TI no próximo ano, que consta no guia salarial especializado em IT, e algumas das profissões com os maiores salários estão totalmente conectadas com a ascensão da indústria 4.0., como diretor/coordenador em segurança da informação, arquiteto de machine learning e diretor de sistemas. “Com certeza 2024 revelará ainda mais novos caminhos, mas sem dúvida a indústria já vive um momento mais tecnológico e precisa de profissionais preparados para isso”, conclui.

Sair da versão mobile