A Editora MOL e o Instituto Riachuelo lançam esta semana seu terceiro projeto conjunto, o produto social “Qual É Seu Look Hoje?”, livro que apresenta 25 tendências de moda em cartões destacáveis, proporcionando inspiração para mulheres expressarem sua personalidade por meio da moda. A partir das vendas nas Lojas Riachuelo, a publicação tem a expectativa de gerar mais de R$ 120 mil em doação para o Programa Pró-Sertão e capacitar cerca de 2.800 costureiras no semiárido nordestino.
Rompendo com os tradicionais padrões, a obra destaca a filosofia de que na moda tudo é permitido. A escolha do visual transcende regras e padrões, tornando-se uma expressão única de identidade e bem-estar pessoal. Seja por um dia ou para experimentar possibilidades, o livro encoraja suas leitoras a ousarem sem medo.
São oferecidas dicas de peças que estão em alta para diversos estilos, como casual, clássico, minimalista, romântico, urbano, esportivo, criativo, prático, boho, roqueiro, entre outros. Para cada estilo, há um cartão com ilustração e uma frase inspiradora que pode ser destacado para decorar ambientes ou presentear.
Geração de renda para mulheres do sertão nordestino
O livro “Qual É Seu Look Hoje?” vai além de ser uma boa leitura: parte do valor da compra apoia a capacitação de costureiras no sertão nordestino por meio do programa Pró-Sertão, do Instituto Riachuelo. Iniciada em 2013, a iniciativa busca fomentar a criação de oficinas de costura na região do Seridó, localizada no Rio Grande do Norte, contribuindo para o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda. A cada exemplar vendido, uma doação é feita para o programa, podendo chegar a 120 mil reais.
“Este lançamento representa não apenas um marco em nossa parceria com o Instituto Riachuelo, mas um passo significativo em direção ao empoderamento econômico de mulheres no sertão nordestino. Estamos muito orgulhosos por apresentar mais um produto social que gera transformação real e reforça nosso compromisso com o fortalecimento da cultura de doação no Brasil”, destaca a CEO da Editora MOL, Roberta Faria.
Sustentabilidade
Além das doações para o Instituto Riachuelo, 5% do valor de compra do produto social é destinado à SOS Mata Atlântica, neutralizando as emissões de carbono decorrentes da produção do livro por meio do plantio de árvores. Além disso, o papel utilizado provém de florestas manejadas e outras fontes controladas, enquanto a tinta é 100% à base de soja, livre de metais pesados.
Parceria de impacto
A parceria entre a MOL e Instituto Riachuelo começou em dezembro de 2022, com o lançamento do livro “Siga Seus Sonhos”, que encoraja mulheres a tirarem seus planos do papel, persistirem, aprenderem com os erros do caminho e realizarem sonhos. Em abril de 2023, foi a vez de lançar “Entre Mães e Filhas”, livro que reúne histórias de cinco mães e filhas e estimula o fortalecimento de vínculos. Juntos, os dois produtos sociais já geram mais de R$ 180 mil em doações para a ONG Grupo Reviver Natal e para o Agro-Sertão, projeto do Instituto Riachuelo que apoia 120 famílias produtoras de algodão agroecológico no Rio Grande do Norte.
“Quem conhece a história da Riachuelo sabe o quanto trabalhamos para impulsionar as pessoas do sertão do Rio Grande do Norte, berço da nossa companhia, fazendo com que elas prosperem através do trabalho e da renda. E estamos muito orgulhosos por lançar mais esse projeto com a Editora MOL, nossa grande parceira que nos ajuda a mudar a realidade de tanta gente que vive lá no Seridó”, complementa Marcella Kanner, Head de Comunicação Corporativa e Marca da Riachuelo e Diretora de Comunicação do Instituto Riachuelo.