NVIDIA impulsiona inovação em IA com processamento acelerado

Áreas como finanças e telecomunicações utilizam tecnologia da empresa para avançar em aplicações de inteligência artificial

Nos últimos seis anos, o interesse pelo uso da Inteligência Artificial (IA) tem crescido substancialmente, alcançando não apenas indivíduos, mas também organizações. Em 2024, 72% das empresas globais já implementaram essa tecnologia, marcando um avanço notável em relação aos 55% registrados em 2023.

Esses dados são provenientes da pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, conduzida pela McKinsey. A NVIDIA continua a liderar o avanço dessa tendência em múltiplos setores industriais através do processamento acelerado de dados, permitindo inovações significativas em áreas como finanças, telecomunicações e automotivas.

No setor financeiro, instituições como American Express estão utilizando GPUs NVIDIA para detectar fraudes em tempo real, alcançando melhorias substanciais na precisão e eficiência dos modelos de Memória Longa de Curto Prazo (LSTM). Já na indústria farmacêutica, empresas como AstraZeneca têm aproveitado a tecnologia da NVIDIA para acelerar o desenvolvimento de novos tratamentos através do uso de gráficos de conhecimento biológico (BIKG). 

No Brasil, no setor de óleo e gás, há empresas que utilizam as GPUs da empresa para aumentar a capacidade de análises e promover agilidade e precisão no processamento de dados para exploração e produção (E&P), contribuindo, desta forma, para um maior sucesso exploratório e para a redução de custos operacionais.

“Com soluções de processamento acelerado de dados que aumentam o desempenho computacional em até 150 vezes e a eficiência energética em até 42%, a NVIDIA é uma das escolhas preferidas para empresas que buscam transformar grandes volumes de dados em insights acionáveis e avanços significativos em suas respectivas indústrias. Vale conhecer nossas opções de software e hardware”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA  em sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em diferentes mercados.

Sair da versão mobile