• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 27 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Colunas

O “S” do ESG

Patrícia Almeida por Patrícia Almeida
22/03/2024
em Colunas, Empresas, ESG, Governança
A A

LEIA TAMBÉM

Caixa lança edital que destina R$ 50 milhões para recuperar áreas degradadas e apoiar a agricultura regenerativa

Central Nutrition reposiciona marca, acelera expansão e mira liderança na saúde integrativa

Com a emergência da sigla ESG (do inglês, ambiental, social e governança) é senso comum que boas práticas de governança corporativa salvaguardam empresas e advogam em prol da perenidade dos negócios, com atenção aos aspectos de integridade, medidas anticorrupção, compliance e governança de dados.

Pelo lado ambiental, fica cada vez mais evidente a interconexão e dependência da sadia qualidade ambiental, incluída a gestão de riscos ambientais, com a dupla materialidade do impacto, ou seja, como sua empresa afeta o entorno e como o entorno pode afetar os resultados da empresa.

Agora, o S, do lado social, não pode ser menos importante. Não só porque estamos na Década da Ação da ONU e, após a pandemia do Covid-19, muitos indicadores da Agenda 2030 – um plano de ação para o planeta, pessoas, parcerias, paz e prosperidade, com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, sem deixar ninguém para trás – estão muito distantes de serem alcançados.

Mas porque, a questão da diversidade, equidade e inclusão entrou no radar do setor financeiro, além de estar diretamente ligada aos direitos humanos, os quais são universais e deveriam ser aplicados sem discriminação e para todas as pessoas.

Então, considerando o reconhecimento da dignidade inerente a todo ser humano e de seus direitos iguais e inalienáveis como fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, descritos na Declaração Universal de Direitos Humanos, qual o motivo de mulheres ganharem menos do que os homens realizando funções iguais?

Quando falamos de diversidade, equidade e inclusão, abordamos sobre respeito, empatia e a aceitação às diferenças. Ademais, pessoas diversas trazem visões de mundo e capacidades analíticas distintas, as quais podem ser úteis na solução de desafios complexos pelos quais o mundo passa.

Para isso, é importante que sua empresa analise e mensure alguns marcadores identitários, para avaliar o estágio atual de sua organização refletindo sobre equidade de gênero, raça/etnia e demais grupos minorizados – pessoas com deficiência, neurodivergente, orientação sexual, etarismo e interseccionalidades -, a fim de compreender as desigualdades, inclusive, a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade.

Segundo uma pesquisa divulgada no Guia de Boas Práticas da B3, pesquisas realizadas nos últimos 12 anos, em contexto internacional e brasileiro, têm apontado os seguintes diferenciais competitivos:

  • Empresas com maior diversidade de gênero em suas equipes executivas são 21% mais propensas a terem lucratividade acima da média;
  • Empresas com maior diversidade ética e cultural têm probabilidade 33% maior de lucrar mais que suas concorrentes;
  • Empresas com pouca diversidade ética e de gênero tendem a ter lucratividade 29% inferior à de seus pares no setor;
  • Empresas que investem em Diversidade e Inclusão possuem colaboradores 17% mais engajados com os objetivos da organização;
  • Empresas que associam ações de diversidade a ações de inclusão tendem a ter redução de conflitos internos, aumentam a chance de retenção de talentos, melhoram o clima organizacional e criam espaços propícios para o desenvolvimento da criatividade e da inovação. 

Isso nos mostra que destacar questões éticas e motivações com foco em gestão não são excludentes entre si, muito pelo contrário, são complementares. Então, novas narrativas precisam ser construídas e, nisso, é importante que diferentes organizações de todos os portes e regiões do país se engajem e reconheçam seu papel no avanço das discussões.

Então, após avaliar o estágio atual de sua organização, defina objetivos claros. Avalia se eles estão congruentes com os valores que a empresa prega. Envolva as lideranças para que deem o exemplo e promovam ações efetivas que vão além de posicionamentos na internet. Faça investimentos, invista em workshops, letramento e ações de sensibilização. Seja transparente ao apresentar números. Fique atento a sua cadeia de valor. Faça capacitação e treinamento. Crie grupos de afinidades, com defensores da causa (são eles que ajudarão na transformação). Monitore o progresso e esteja aberto para fazer melhorias contínuas. Por fim, celebre pequenas conquistas e aproveite para reafirmar o compromisso.

Com certeza, colaboradores felizes são mais engajados e todos acabam ganhando. Ganha o colaborador, ganha a família, ganha a comunidade e ganha a empresa. Seja você também parte de uma empresa que cura.

Anterior

Governo anuncia bloqueio de R$ 2,9 bi no orçamento do ano

Próximo

Enfrentar adversidades faz parte do jogo empresarial, afirma Cristina Kawall

Patrícia Almeida

Patrícia Almeida

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e Conselheira da filial do Capitalismo Consciente Paraná

Leia também

Caixa lança edital que destina R$ 50 milhões para recuperar áreas degradadas e apoiar a agricultura regenerativa
Agronegócio

Caixa lança edital que destina R$ 50 milhões para recuperar áreas degradadas e apoiar a agricultura regenerativa

por Jhulia Caballero

A CAIXA lança, nesta quinta-feira (26), chamamento público do Fundo Socioambiental (FSA), por meio do edital 001/2025 – Agricultura Regenerativa,...

Leia maisDetails
Central Nutrition reposiciona marca, acelera expansão e mira liderança na saúde integrativa

Central Nutrition reposiciona marca, acelera expansão e mira liderança na saúde integrativa

Twilio apresenta nova plataforma de engajamento com foco em IA e dados no SIGNAL SP

Twilio apresenta nova plataforma de engajamento com foco em IA e dados no SIGNAL SP

IA brasileira que adapta a forma de falar ao perfil de cada pessoa e que faz sucesso em 70 países chama atenção no CMO Summit 2025

ISA ENERGIA BRASIL é destaque no prêmio Melhores do ESG 2025, da Exame

ISA ENERGIA BRASIL é destaque no prêmio Melhores do ESG 2025, da Exame

Como liderar equipes formadas por diferentes gerações?

Próximo
Enfrentar adversidades faz parte do jogo empresarial, afirma Cristina Kawall

Enfrentar adversidades faz parte do jogo empresarial, afirma Cristina Kawall

Microsoft AI Tour reúne clientes e líderes de inovação em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

Microsoft AI Tour reúne clientes e líderes de inovação em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

Warner Bros. Discovery Global Consumer Products celebra as melhores iniciativas de licenciamento de 2023

Warner Bros. Discovery Global Consumer Products celebra as melhores iniciativas de licenciamento de 2023

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.