Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado no começo do ano constatou que houve queda de 4,5% na produtividade por horas trabalhadas no Brasil em 2022. Este cenário de retração não é uma novidade, pois, em 2021, a produtividade dos trabalhadores brasileiros já havia apresentado decréscimo de 7,9%. Segundo os responsáveis pela pesquisa, são diversos os fatores que levam a esta tendência de queda, entre os quais: baixa escolaridade dos profissionais, sistema tributário disfuncional e infraestrutura ruim.
De acordo com a psicóloga, mentora de carreiras e empreendedorismo e autora do livro “Destrave sua vida e saia do rascunho”, Fernanda Tochetto, não obstante fatores externos terem bastante influência na produtividade dos trabalhadores, há aspectos individuais que podem ser exercitados no sentido de fazerem com que os profissionais consigam desempenhar suas obrigações de maneira mais eficiente, obtendo mais tempo para a família, amigos e hobbies.
São oito práticas simples que podem ser facilmente adicionadas à rotina e que apresentam alta eficácia para o aumento da produtividade no trabalho, conforme a mentora. A primeira delas é definir metas objetivas.Fernanda sugere estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, e dividi-las em tarefas menores para que seja mais fácil acompanhar o progresso. “Objetivos bem definidos trazem mais clareza e senso de direção ao que precisa ser realizado”, afirma
A segunda prática é definir metas persistentes, ou seja, que não sejam facilmente abandonadas nos primeiros obstáculos. Nesse sentido, destaca a psicóloga, é imprescindível estabelecer alvos alcançáveis e estipular um prazo para cumprir os objetivos. “Ter metas persistentes é uma forma de manter o foco e a motivação para realizar as tarefas”, diz Fernanda, destacando que celebrar as conquistas, após o cumprimento das metas, também fornece ânimo para continuar.
Priorizar as tarefas mais importantes é a terceira prática a ser adotada para se tornar mais produtivo. Para ajudar nessa empreitada, Fernanda sugere listar todas as tarefas do dia e selecionar aquelas que são realmente essenciais e devem ser realizadas no período do trabalho. De acordo com a mentora de carreiras e empreendedorismo, usar técnicas como o método Eisenhower para classificar as tarefas por grau de importância e urgência pode ser de grande valia.
Ao identificar as tarefas mais importantes, para priorizá-las, o profissional automaticamente identifica as tarefas menos importantes. Feito isso, ele pode colocar em ação o quarto passo fundamental para se tornar um trabalhador mais produtivo: aprender a delegar tarefas. Segundo Fernanda, ao delegar tarefas, o indivíduo se torna ainda mais apto a se dedicar com afinco e eficiência às atividades consideradas essenciais.
Para conseguir atuar profissionalmente com eficiência é fundamental não desperdiçar o tempo de trabalho. Assim sendo, a mentora de carreiras recomenda usar a técnica pomodorocomo quinto passo para aumentar a produtividade. Conforme Fernanda, a técnica, que leva esse nome em referência a um cronômetro gastronômico em formato de tomate (pomodoro, em italiano), consiste em dividir o tempo em blocos de 25 minutos de trabalho intenso e cinco minutos de pausa, com uma parada maior de 15 minutos ao final de cada ciclo – composto por quatro períodos de trabalho e de pequenos descansos. “Trata-se de uma técnica simples e eficaz que ajuda a manter o foco e a concentração”, afirma.
Além de fazer pequenas paradas, é muito importante fazer grandes descansos para não perder a produtividade, ressalta Fernanda. Desse modo, a treinadora comportamental indica como sexta prática fazer uma pausa para o almoço. “Muitas pessoas têm o hábito de trabalhar durante o almoço para adiantar tarefas. No entanto, é fundamental parar para comer a fim de recarregar as energias e manter o bom desempenho no período da tarde”, diz.
Eliminar as distrações é a sétima prática que deve ser implementada no sentido de se tornar mais produtivo. De fato, ressalta a psicóloga, as distrações são o grande inimigo da produtividade. “Assim, para aumentar sua eficiência, evite o uso excessivo de celular, redes sociais, e outros dispositivos eletrônicos e atividades que possam tirar o foco das tarefas que precisam ser realizadas. Ajuda também nesse sentido procurar um ambiente de trabalho mais sossegado”, recomenda.
A oitava e última prática a ser adotada é manter um planejamento diário. Fernanda recomenda que, ao iniciar o dia, a pessoa liste todas as atividades que precisam ser executadas e estime quanto tempo irá gastar em cada uma delas, definindo, a partir daí, a ordem em que irá realizá-las. “Agir de maneira planejada ajuda a manter o foco e a organização, características imprescindíveis à produtividade”, finaliza.
Imagem: Igor de Azevedo