OpenAI lança novo aplicativo de vídeo de Inteligência Artificial

A OpenAI está lançando o Sora 2, um novo aplicativo de inteligência artificial (IA) que permite aos usuários criar e compartilhar vídeos gerados por IA. O aplicativo, que apresenta um feed de compartilhamento semelhante ao de mídias sociais, levanta preocupações imediatas em Hollywood devido à sua política de direitos autorais.

A política da empresa exige que os detentores de direitos autorais, como estúdios de cinema e televisão, optem por não ter seu conteúdo protegido sendo exibido no feed de vídeo do Sora — uma continuação da abordagem que a OpenAI adota para geração de imagens. Representantes da empresa confirmaram que essa política está sendo discutida com diversos detentores de direitos, e pelo menos um grande estúdio, a Disney, já optou por excluir seu material.

A política de direitos autorais é o mais recente ponto de discórdia em um debate que a própria OpenAI ajudou a intensificar. No início do ano, a criadora do ChatGPT pressionou o governo Trump a declarar que o treinamento de modelos de IA em material protegido por direitos autorais se enquadraria na cláusula de “uso justo” da lei de direitos autorais.

Na época, a OpenAI argumentou que “Aplicar a doutrina do uso justo à IA não é apenas uma questão de competitividade americana — é uma questão de segurança nacional,” alertando que, sem essa medida, as empresas americanas de IA perderiam vantagem para rivais na China.

Para lidar com o uso indevido de imagens pessoais, a OpenAI afirmou ter implementado medidas que impedem a criação de vídeos de figuras públicas ou de outros usuários sem permissão. Imagens de figuras públicas e de outros usuários só podem ser utilizadas após eles mesmos enviarem seus vídeos gerados por IA e concederem sua autorização.

Uma das salvaguardas inclui a “verificação de vivacidade”, na qual o aplicativo solicita que o usuário mova a cabeça e recite uma sequência aleatória de números para confirmar a identidade. Além disso, os usuários poderão ver rascunhos de qualquer vídeo que utilize sua semelhança.

Os vídeos no aplicativo Sora são limitados a 10 segundos de duração. A OpenAI também desenvolveu um recurso chamado Cameo, que permitirá aos usuários criar versões realistas de si mesmos em IA e inseri-las em cenas geradas pelo aplicativo.

Sair da versão mobile