A carreira militar consiste em todas as funções exercidas pelas Forças Armadas, integradas pelo Exército, Marinha e Aeronáutica.
Entre os atraentes de uma carreira militar, a estabilidade, boa remuneração, plano de carreira bem definido e a possibilidade de aposentadoria com rendimento integral são os principais fatores que atraem os jovens. Segundo pesquisa da Universidade de Oxford em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento da USP, e as universidades federais de São Carlos (UFSCar), Minas Gerais (UFMG) e Pernambuco (UFPE), 47,5% dos brasileiros entre 16 e 26 anos sejam atraídos pela área.
Porém o ingresso e sucesso para quem deseja seguir uma carreira militar não é nada fácil. Para Diego Ribeiro, Coordenador de Carreiras Militares do Gran, seguir a disciplina exigida também está entra os maiores obstáculos, além da alta concorrência nas provas.
“As provas não são fáceis, muitos candidatos não passam de primeira por conta dessa dificuldade inicial. A questão da adaptação também é um alerta. Nem todo mundo que é aprovado se identifica com a carreira”, relatou.
O militar de carreira não deve ser confundido com o militar temporário. Enquanto o militar de carreira ingressa na área por meio de concurso público, o militar temporário ingressa por processo seletivo regionalizado. Existe também o ingresso via alistamento militar exclusivamente para o sexo masculino.
Para Diego Riberio, a principal causa de reprovação nos concursos militares é a preparação não adequada, as provas são feitas por bancas próprias das forças, portanto a preparação deve ser direcionada.