Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp para a América do Sul, foi eleito Engenheiro do Ano de 2024 pela VDI-Brasil, entidade centenária que reúne engenheiros e indústrias alemãs comprometidas com o desenvolvimento da engenharia. O prêmio reconhece a expressiva contribuição do executivo para a engenharia e para a sociedade brasileira, consolidando-o como uma das principais lideranças do setor no País. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 23 de outubro, durante o Dia da Engenharia Brasil-Alemanha, realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC-SP). O evento reuniu cerca de 200 profissionais de indústrias alemãs atuantes no Brasil, além de líderes do setor de engenharia, especialistas e representantes de entidades do segmento.
A VDI-Brasil tem como missão promover a integração entre engenheiros e indústrias do Brasil e da Alemanha, incentivando a inovação, o intercâmbio de conhecimento e o debate técnico em áreas estratégicas para o crescimento industrial.
A premiação da VDI-Brasil reforça o papel crucial da engenharia no desenvolvimento de um futuro mais sustentável. A escolha de Alvarenga como Engenheiro do Ano é um reconhecimento de sua trajetória de sucesso e do impacto que suas ações têm gerado para o avanço da engenharia e do desenvolvimento sustentável no País, e reflete não apenas seu papel de liderança à frente da thyssenkrupp na América do Sul, mas também seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, com destaque para a questão do hidrogênio verde. Sob sua gestão, a empresa tem se destacado na implementação de tecnologias de descarbonização, impulsionando a transformação verde com soluções inovadoras para a transição energética. Atuando como protagonista nos setores automotivo, de defesa naval e plantas industriais, a thyssenkrupp fortalece sua liderança no desenvolvimento de práticas sustentáveis no Brasil.
“Receber o prêmio de Engenheiro do Ano é uma honra; e uma reafirmação do compromisso que todos nós, engenheiros, temos com a sociedade. Como testemunhas da emergência climática, devemos ser agentes de mudança, dedicando nossos esforços ao desenvolvimento de soluções sustentáveis que preservem o planeta para as próximas gerações, e promovam o progresso econômico aliado ao bem-estar social. Agradeço à VDI e a todos os colegas engenheiros por este reconhecimento, que deve servir de motivação para continuar inovando e buscando a excelência em tudo que fazemos”, afirmou o executivo, em seu discurso durante a cerimônia.
Alvarenga, que é CEO da thyssenkrupp América do Sul desde outubro de 2017, ingressou na companhia em 2012 como vice-presidente para a América do Sul. Ele é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com especializações em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Gestão Empresarial pelo Institute for Management Development (IMD), na Suíça.