• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 8 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Pesquisa da ADP revela que engajamento dos trabalhadores está em alta

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
08/12/2025
em Carreira
A A

LEIA TAMBÉM

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita

A LIDERANÇA TRANSGERACIONAL: A Força que Une o que o Tempo Separou

De acordo com estudo da série de relatórios “People at Work 2025”, do ADP Research, um em cada cinco trabalhadores no mundo se declarou totalmente engajado no trabalho, um recorde no comparativo com dados coletados na última década.

No Brasil, 27% dos respondentes afirmam estar comprometidos com o trabalho, dado que coloca o País na terceira posição entre as 34 nações estudadas. A pesquisa também revela que os homens são significativamente mais participativos do que as mulheres. Em 2025, 31% deles se sentem totalmente engajados (cinco pontos percentuais mais que em 2024), enquanto, entre elas, o índice é de 22%, após uma queda de nove pontos percentuais. 

“Houve transformações significativas no ambiente de trabalho. O desemprego global está próximo dos níveis mais baixos da história e os empregadores têm inovado na forma como investem em seus funcionários, fatores que ajudaram a impulsionar o engajamento global”, afirma Nela Richardson, economista-chefe da ADP.

“Nossa pesquisa mostra um avanço em cinco pontos percentuais no índice de trabalhadores que relataram se sentir totalmente engajados, desde a pandemia, passando de 14%, em 2020, para 19%, em 2025”, diz Mary Hayes, diretora de pesquisa de Pessoas & Performance do ADP Research. “O estudo destaca que a geografia, o local de trabalho – seja no modelo híbrido, presencial ou remoto – e a participação em uma equipe de alto desempenho têm um impacto significativo nos níveis de engajamento dos funcionários”.

O estudo do ADP constatou, ainda, que o modelo de trabalho pode influenciar no engajamento de funcionários. Em números globais, 56% dos trabalhadores entrevistados afirmam trabalhar presencialmente todos os dias, aumento de dois pontos em relação ao ano passado e de oito pontos percentuais em relação a 2022. Apenas 12% trabalham de maneira remota e 32% atuam em modelo híbrido, uma redução de dois pontos percentuais em comparação ao ano anterior.

No Brasil, 53% dos trabalhadores atuam exclusivamente de modo presencial, enquanto 35% permanecem no híbrido e 12% estão inseridos no modelo remoto. Aqueles que têm a oportunidade de desempenhar seus papeis no sistema híbrido são os que se sentem mais engajados (32%). E há uma razão para isso: não apenas os empregadores têm solicitado o retorno parcial do trabalho presencial, mas os colaboradores também têm escolhido ampliar sua presença nos escritórios. Outro aspecto relevante é que a autonomia apresenta um impacto significativo nos níveis de engajamento. Pessoas com liberdade para escolher o modelo de trabalho são muito mais engajadas.

Em muitas funções não há alternativa: só é possível atuar presencialmente. Nesses casos, promover o senso de pertencimento à uma equipe de alto desempenho, se mostra uma estratégia fundamental para impulsionar o engajamento. Os dados da People at Work evidenciam que embora a grande maioria dos trabalhadores (90%) integre uma equipe, os 52% dos que consideram pertencer a uma equipe de alto desempenho sentem-se totalmente engajados, enquanto 10% daqueles que não se reconhecem nesse cenário consideram-se totalmente engajados.

Pela primeira vez, o relatório “People at Work” é baseado na Pesquisa Global da Força de Trabalho do ADP Research, um estudo robusto conduzido regularmente desde 2015. A pesquisa foi desenvolvida pela equipe de analistas do ADP Research, que busca obter informações sobre o mercado de trabalho a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores. O objetivo é fornecer insights que possam melhorar o mundo do trabalho ao compreender melhor as expectativas e sentimentos dos funcionários.

Com base em dados de pesquisa de quase 38.000 trabalhadores em 34 mercados de seis continentes, o “People at Work 2025” apresenta uma amostra representativa da força de trabalho global, permitindo comparações regionais e entre mercados sobre o sentimento dos trabalhadores nas regiões da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio/África e América do Norte.

Tags: ADPCarreiraMercadoPesquisaTrabalhadores
Anterior

Simpress acelera integração da Capco com entrega de dispositivos personalizados

Próximo

Netflix fecha acordo para compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita
Carreira

Zabbix forma mais de mil profissionais de TI no Brasil e expande capacitação gratuita

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Zabbix, referência global em monitoramento de código aberto, encerrou 2025 com um marco educacional relevante: mais de mil profissionais...

Leia maisDetails

A LIDERANÇA TRANSGERACIONAL: A Força que Une o que o Tempo Separou

PARECE, MAS NÃO É!

PARECE, MAS NÃO É!

LinkedIn atinge 75 milhões de usuários no Brasil 

LinkedIn lança campanha para fortalecer presença da marca além do ambiente corporativo

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Chief of Staff: o C-level ‘invisível’ que revoluciona a gestão corporativa

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Zup lança programa de capacitação em tecnologia voltado para mulheres e grupos minorizados

Próximo
Netflix lucra US$ 2,89 bilhões no 1T e mantém projeção de receita para 2025

Netflix fecha acordo para compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões

CEO da Volkswagen confirma plano de investir US$ 186 bilhões até 2030

CEO da Volkswagen confirma plano de investir US$ 186 bilhões até 2030

Yalo acelera transformação digital e supera US$ 4 bilhões em transações

Yalo acelera transformação digital e supera US$ 4 bilhões em transações

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.