• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 3 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home PME & Negócios

Pesquisa da M3 aponta principais motivos para empresas buscarem crédito no mercado

Redação por Redação
01/04/2025
em PME & Negócios, Startups
A A
Crédito: Divulgação M3 Lending

Crédito: Divulgação M3 Lending

LEIA TAMBÉM

Startup com alunos da Unoeste vence Desafio de Inovação

Startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Com previsão de oferecer R$ 50 milhões em crédito em 2025, a M3 Lending realizou um levantamento em sua base de dados para identificar o que está levando empresas a recorrerem a financiamentos. A startup constatou que a absoluta maioria dos motivos se refere à busca por capital de giro.

“As empresas procuram a fintech para obtenção de recursos a serem aplicados na compra de um novo estoque (20%), abertura de novas unidades (25%), ampliação das instalações atuais (15%) e expansão das operações (40%). “São, assim, empresas buscando crédito para crescimento, para capital de giro, e não para quitar dívidas, por exemplo”, sublinha o CEO da M3, Gabriel Sousa César.

Dessa forma, a fintech consegue oferecer melhores condições de crédito – inclusive em comparação com os bancos convencionais. Para um mesmo caso, o montante colocado à disposição pode ser mais de 50% superior ao que uma instituição financeira tradicional ofereceria, calcula o CEO. A M3 tem ainda foco especial nas pequenas e médias empresas.

Em razão do uso intenso de tecnologia, a fintech aplica uma metodologia diferenciada para a concessão de crédito, o que viabiliza as condições mais vantajosas. Todo o fluxo é digital, por meio de aplicativo. “Isso permite operações sem burocracia, portanto com menores custos, o que significa juros mais baixos e zero spread bancário”, ressalta César.

Para as empresas tomadoras de crédito, o primeiro passo é enviar as informações sobre o pedido, que são analisadas por um comitê de crédito M3. Com o pedido e suas condições aprovados, a startup conecta a empresa a investidores interessados em aportar recursos no financiamento. Captados os aportes, o crédito é concedido.

Na outra ponta, os investidores também têm agilidade. Pelo aplicativo da M3, avaliam as oportunidades disponíveis e fazem sua escolha. Quando a empresa escolhida tem seu crédito aprovado, os investidores começam a ser remunerados, com base nas parcelas pagas pela empresa propriamente dita.

Um simulador digital, pelo site ou aplicativo da M3, permite às empresas compreenderem suas possibilidades de crédito. Dos investidores, não se exige grande montante de recursos: com apenas R$ 250 é possível iniciar aplicações.

Atualmente, já são mais de 2 mil pessoas conectadas à M3, tanto como tomadoras de crédito como investidores, informa o CEO. “É um modelo de financiamento mais inclusivo, conectando, de um lado, quem precisa de capital de giro, de outro, quem pretende investir, contribuindo com o crescimento das empresas.” A M3 foi fundada em 2021, em Minas Gerais (Belo Horizonte). Até 2029, projeta alcançar a marca de R$ 600 milhões de transações.

Tags: EmpresasInvestimentosM3 LendingMercadoStartup
Anterior

iFood anuncia novo executivo para liderar a Zoop

Próximo

Banco Master dobra lucro líquido a R$ 1 bilhão em 2024

Redação

Redação

Leia também

Startup com alunos da Unoeste vence Desafio de Inovação
Startups

Startup com alunos da Unoeste vence Desafio de Inovação

por João Pedro Camargo Corenciuc

A startup prudentina Global Eco Agro, que faz parte da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e é formada por alunos...

Leia maisDetails
ESG e bem-estar animal: startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Startups pet-friendly conquistam espaço no ambiente corporativo

Selbetti anuncia fusão estratégica com a Eiprice e amplia atuação no varejo digital

Selbetti anuncia fusão estratégica com a Eiprice e amplia atuação no varejo digital

Iniciativa de Santander e Distrito vai impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Santander e Distrito vão impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Startup baiana mostra na prática como IoT já salva vidas e corta custos

Startup baiana mostra na prática como IoT já salva vidas e corta custos

Zapay amplia presença nacional com Banco24Horas

Zapay amplia presença nacional com Banco24Horas

Próximo
Banco Master dobra lucro líquido a R$ 1 bilhão em 2024

Banco Master dobra lucro líquido a R$ 1 bilhão em 2024

Agrishow projeta aumento de 10% nos negócios em 2025

Agrishow projeta aumento de 10% nos negócios em 2025

Estudo aponta caminhos para um novo ideal de Brasil

Estudo aponta caminhos para um novo ideal de Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.