• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 23 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Pesquisa mostra que 54% das empresas tem dificuldade na comunicação com colaboradores 

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
18/04/2025
em Empresas
A A
Imagem: senivpetro

Imagem: senivpetro

LEIA TAMBÉM

BYD planta 40 mil mudas de árvores em Camaçari, na Bahia

Novos projetos promovem transformação urbana no entorno do Parque do Serrinha

A Comunicação Interna Trends 2025, pesquisa conduzida pela Progic, em parceria com a Indicafix, revela que o maior desafio das empresas é o alcance da comunicação, citado por 53,9% dos gestores, especialmente para aquelas que possuem grande número de colaboradores operacionais e sem acesso a dispositivos digitais. O estudo também ilustra que o desengajamento da liderança como comunicadora aumentou, sendo mencionado por 50,1% dos respondentes, ao mesmo tempo em que 58,8% das companhias não possuem programas estruturados para apoiar a comunicação dos gestores.

Esses dados reforçam a urgência de estratégias voltadas à capacitação e ao fortalecimento da liderança na disseminação das mensagens internas. “A Comunicação Interna nunca foi tão estratégica. As empresas estão investindo mais, adotando novas tecnologias e buscando formas eficazes de engajar seus colaboradores. No entanto, desafios como o alcance da comunicação e a participação ativa da liderança ainda precisam ser superados. Para 2025, vemos um cenário promissor, em que há a busca pelo equilíbrio, inovação e humanização, tendo um impacto real na cultura e nos resultados do negócio”, afirma Igor Vazzoler, CEO da Progic.

Com a participação de profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos, o levantamento também traz tendências e investimentos que moldarão o setor ao longo do ano. Nesse sentido, os dados também mostram a transformação dos canais de Comunicação Interna trazendo insights, por exemplo, sobre o uso do WhatsApp, que por anos foi um dos meios de comunicação mais adotados, e apresentou queda no uso corporativo, sendo utilizado por 56,1% das empresas – uma queda de 2% em comparação à 2024. Em contrapartida, a TV Corporativa, a Intranet e os Podcasts continuam ganhando espaço, com aumento de 10,6%, 5,2% e 4,6% respectivamente. Essa movimentação evidencia uma migração para canais mais interativos, segmentáveis e mensuráveis. Por isso, entre as maiores expectativas de investimentos em novos canais, estão em alta, os Podcast com 26,3% das intenções, a TV Corporativa com 18% e a Rede Social Corporativa com 17,3%.

Os números também mostram que o futuro da Comunicação Interna no Brasil é promissor, já que 72,3% dos profissionais enxergam a área como um setor em crescimento e estratégico, com 38,1% planejando adotar novas soluções inovadoras, incluindo inteligência artificial e maior digitalização. No entanto, desafios como baixa mensuração de resultados, em um cenário em que 40% das empresas não acompanham indicadores de CI, e a falta de descentralização da comunicação interna, ainda precisam ser superados. “O estudo mostra que, para 2025, as empresas que conseguirem equilibrar inovação tecnológica com uma comunicação mais estratégica e humanizada terão uma vantagem competitiva no engajamento e retenção de talentos”, completa o CEO.

Tags: Comunicação internaPesquisa
Anterior

Aviação geral espera um 2025 ainda melhor do que ano anterior: Goiás tem a ganhar

Próximo

Funcional Health Tech anuncia Amanda Coelho como nova Diretora de Negócios Corporativos

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

BYD planta 40 mil mudas de árvores em Camaçari, na Bahia
Empresas

BYD planta 40 mil mudas de árvores em Camaçari, na Bahia

por Jhulia Caballero

As mudas de árvores nativas com ocorrência na Mata Atlântica, como aroeira, cajueiro e matatauba, começaram a ser plantadas numa...

Leia maisDetails
Novos projetos promovem transformação urbana no entorno do Parque do Serrinha

Novos projetos promovem transformação urbana no entorno do Parque do Serrinha

Target decepciona com lucro e receita no 1º trimestre fiscal

Target decepciona com lucro e receita no 1º trimestre fiscal

Mondelēz Brasil reforça sua cultura de bem-estar e prioriza saúde mental dos colaboradores

Mondelēz Brasil é reconhecida pelo ranking do Great Place to Work

Aviva projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 e apresenta avanços estratégicos em segunda edição do Aviva Day

Aviva projeta faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2025 e apresenta avanços estratégicos

Ações da Gol Disparam Após Aprovação de Plano de Reestruturação nos EUA

GOL tem plano de Recuperação Judicial aprovado na Justiça dos EUA

Próximo
Funcional Health Tech anuncia Amanda Coelho como nova Diretora de Negócios Corporativos

Funcional Health Tech anuncia Amanda Coelho como nova Diretora de Negócios Corporativos

Fluxo no varejo cai 2% e faturamento também recua em março

Fluxo no varejo cai 2% e faturamento também recua em março

Tiradentes celebra a cultura e a culinária mineiras na Semana da Inconfidência

Tiradentes celebra a cultura e a culinária mineiras na Semana da Inconfidência

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.