O que motiva os profissionais no mercado de trabalho? Essa foi a pergunta que a Talent Academy, uma HRTech que oferece soluções para RHs e gestores de pessoas, buscou responder em uma pesquisa realizada em novembro. A pesquisa contou com a participação de mais de 25 mil pessoas da base de dados da startup, de todo o Brasil. O estudo analisou os diferentes fatores que influenciam a motivação dos profissionais (como gênero, escolaridade, cargo e geração) revelando seus principais drives, que estão relacionados à autonomia, desafio, propósito, pertencimento e qualidade de vida.
1. Drives motivacionais por gênero:
Um dos dados que chamam a atenção na pesquisa da Talent Academy sobre o que os profissionais buscam no trabalho é a similaridade entre homens e mulheres na valorização do propósito. Segundo Renata Betti, CMO e cofundadora da empresa, “41,8% dos homens e 49,9% das mulheres afirmam que procuram ambientes que lhe gerem propósito. Já a autonomia é mais importante para as mulheres, com 44,7%, do que para os homens, com 37,9%, enquanto o desafio é mais motivador para os homens, o que pode refletir a questão da socialização de gênero, como apontou a Ana Tomazelli (IPEFEM), parceira que contribuiu com uma análise social do estudo”.
2. Drives motivacionais por escolaridade:
“Nesse caso, o nível “técnico” é o único que aparenta ter como drive o pertencimento (32,20%). É uma análise interessante, que mostra que esse público preza por desafios (54,9%) e propósito (46%), assim como os que têm ensino superior”
3. Drives motivacionais por cargos:
“Os líderes das empresas buscam mais do que salários altos e benefícios. Eles querem trabalhar com algo que faça sentido para eles e que os desafie a crescer. Segundo a pesquisa, 59,2% dos C-Levels e Diretores afirmaram que o propósito é o principal fator que os motiva, enquanto 59,5% disseram que o desafio é o que os mantém engajados. Esses resultados mostram que a maioria dos executivos valorizam a missão e a visão da empresa que representam”, afirma Betti.
4. Drives motivacionais por geração
“Os Baby Boomers que buscam mais propósito em suas vidas profissionais estão mais satisfeitos com o trabalho. Essa tendência reflete as mudanças no mercado de trabalho, que exigem mais flexibilidade, criatividade e colaboração dos profissionais. Essa é uma oportunidade de valorizar a experiência e o conhecimento da geração mais velha, que pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
Cada motivação tem sua importância para uma empresa. A tecnologia da Talent Academy mapeia dez motivadores, destacando os três principais. Como visto nos gráficos, cinco deles aparecem na pesquisa:
- Autonomia: Pessoas com esse perfil preferem projetos claramente delineados, com prazos e metas explicitados, mas com total autonomia para realizá-los.
- Desafio: Pessoas com esse perfil têm a percepção de que podem alcançar qualquer coisa que desejam na vida. À medida que se desenvolvem, procuram desafios cada vez maiores, seja no campo pessoal ou profissional.
- Propósito: Esse perfil norteiam-se mais por valores do que por habilidades e competências. Suas decisões baseiam-se no desejo de impactar positivamente o mundo, com forte sentido de missão.
- Pertencimento: Esse perfil gosta de estabelecer relações pessoais próximas e criar o sentimento de pertencimento. Têm um lado emocional forte, buscando criar vínculos positivos e produtivos.
- Qualidade de vida: Pessoas com esse perfil não gostam de sacrificar a vida pessoal por causa do trabalho, pois acreditam que é possível encontrar um equilíbrio entre todas as esferas da vida. Entendem que é fundamental harmonizar os seus interesses pessoais com os familiares e profissionais. Geralmente, buscam sistemas de trabalho flexíveis para adaptá-los à dinâmica pessoal”.
O estudo foi realizado por meio do assessment de mapeamento de perfil comportamental desenvolvido pela própria empresa, tendo a Motivação como tema de uma de suas etapas. Essa dimensão foi inspirada na teoria sobre âncoras de carreira do professor e psicólogo Edgar Schein (1928-2023), referência em psicologia, desenvolvimento e cultura organizacional. Esta etapa ajuda o usuário a responder o que mais lhe traz energia, isto é, o que mais o engaja e motiva, fazendo seus olhos brilharem.
Sobre a Talent Academy
A Talent Academy é uma HRTech que desperta o que as pessoas têm de melhor, combinando tecnologia, ciência de dados e psicologia, conectando pessoas aos seus propósitos, transformando gestores em líderes e criando culturas de alta performance. Fundada em 2018 pelo administrador Maurício Betti, a jornalista Renata Betti e a psicóloga Jaqueline Padilha, a startup foca no sucesso do colaborador e conta com soluções de mapeamento de perfil comportamental inspiradas na filosofia japonesa do Ikigai (propósito de vida), pesquisa de clima, desenvolvimento de competências e avaliação de performance, além de programas de desenvolvimento personalizados, integrando People Analytics e People Intelligence. A startup é uma spin-off do Grupo MBA Empresarial, consultoria com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de talentos. Para saber mais: https://talentacademy.