A Honeywell acaba de divulgar a sua mais recente Pesquisa de IA no setor do varejo. O conteúdo destaca que mais de 8 em cada 10 varejistas planejam aumentar o uso de automação e inteligência artificial (IA) em suas operações, com premissas como adaptação às mudanças de comportamento do consumidor, aprimorar as habilidades dos funcionários e melhorar a eficiência para os compradores.
O estudo, realizado com grades varejistas e consumidores dos Estados Unidos durante o período que antecedeu as festas de final do ano, revelou também que 35% dos lojistas planejam aumentar significativamente seu investimento em IA para lidar com os maiores pontos problemáticos que enfrentam no clima acelerado e descentralizado de hoje, incluindo gerenciamento de devoluções aprimorado, automatização do atendimento ao cliente e monitoramento da disponibilidade do produto.
Mais da metade dos líderes de varejo pesquisados disseram que a IA melhora a retenção de funcionários. Além disso, 52% acreditam que a IA pode ajudar os colaboradores a progredirem mais rapidamente em suas carreiras, expandindo suas habilidades sociais e fornecendo valor continuamente aos seus empregos.
“Estamos realmente no meio de uma nova era para o varejo, em que a evolução dos recursos de IA causará um impacto positivo na jornada do comprador, na experiência do funcionário e na operação da cadeia de suprimentos do varejista”, disse David Barker, presidente da Honeywell Productivity Solutions and Services. “Em sua jornada em direção às operações autônomas, as soluções devem fornecer dados acionáveis e que ajudem a aprimorar as habilidades dos colaboradores do setor”, completa.
Dois terços dos consumidores pesquisados (66%) relataram que usaram IA durante as compras, seja para fazer uma pergunta por meio de um bot de bate-papo, comparar preços de um item entre varejistas ou resumir avaliações de clientes. Comparar preços entre lojas é de longe o caso de uso mais procurado para IA (53%), seguido por verificar a disponibilidade do produto (41%) e ter uma experiência de checkout mais simples e perfeita (34%).
A pesquisa também reforçou que os lojistas do segmento estão usando IA para aprimorar as habilidades dos funcionários e melhorar sua experiência no trabalho, o que pode, em última análise, ajudar a preencher as mais de 580 mil vagas de emprego projetadas nos Estados Unidos para este ano.