O Google anunciou na segunda-feira (5) o lançamento da opção de pagamento via PIX por aproximação para os usuários de sua carteira digital, permitindo que os clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão.
O evento de lançamento ocorreu na sede do Google, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto. Embora haja uma previsão oficial para a disponibilidade do PIX por volta de todo o país em fevereiro de 2025, alguns bancos e instituições financeiras já têm funcionalidade antecipada para seus clientes.
“Fizemos uma pesquisa perguntando para as pessoas o que elas achavam do PIX, por que que elas usavam. Muita gente ainda não usa o PIX porque tem preguiça de entrar no aplicativo e digitar um número. Muita gente diz que usa o cartão de crédito porque o cartão de crédito você pode só aproximar”, disse Campos Neto.
A função está disponível para clientes de bancos que conseguem vincular suas contas à carteira digital do Google. São eles: C6 Bank, PicPay e, agora, do Itaú Unibanco. Também nesta segunda-feira, o Itaú anunciou que suas maquininhas da Rede passarão a aceitar o pagamento por PIX por aproximação.
Na semana passada, também entrou em operação o PIX Agendado Recorrente, uma modalidade que permite que qualquer pessoa agende pagamentos de valor fixo de forma recorrente, com o valor sendo transferido para a conta do destinatário sempre no mesmo dia de cada mês.
Essa opção de agendamento recorrente do PIX pode ser utilizada para pagamentos a diversos profissionais autônomos, tanto para aqueles que recebem como pessoa física quanto para os que utilizam CNPJ. Isso inclui terapeutas, diaristas, personal trainers, professores de música, entre outros.
*Com informações do G1