• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 21 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

PMEs do varejo registram alta de 16,6% por dia nas vendas em novembro

Análise do IODE-PMEs revela ainda aumento de 1,8% no faturamento total em novembro

Redação por Redação
10/12/2024
em Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

Assessoria Financeira Agro do Itaú BBA capta cerca de R$1,3 bilhão

Fleury nega decisão sobre aquisição pela Rede D’Or; mercado reage negativamente

O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica que a Black Friday dinamizou o comércio varejista em novembro. A análise aponta aumento de 1,8% no faturamento no mês em comparação ao mesmo período de 2023. O incremento sazonal da data promocional se destaca ainda mais: os ganhos por dia útil em novembro foram 16,6% superiores à média de outubro.

Para elaborar a análise, foi comparada a movimentação financeira média por dia útil dos últimos 12 meses em 69 segmentos do varejo, com base nos dados do IODE-PMEs. O índice funciona como um termômetro econômico para empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, divididas em 701 atividades econômicas nos setores de Serviços, Comércio, Indústria e Infraestrutura.

Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, ressalta que o “efeito Black Friday” sobre as PMEs que também atuam no e-commerce foi ainda mais significativo, com um avanço de 5,2%.

Além disso, a evolução no período foi puxada por 40% das atividades monitoradas. Dos 69 segmentos do comércio varejista monitorados no levantamento, 29 tiveram alta no faturamento no período recente – ‘produtos alimentícios’, ‘pedras para revestimento’, ‘livros’, ‘artigos de fotografia e filmagem’, ‘artigos de iluminação’, ‘artigos esportivos’ e ‘artigos de joalherias’ registraram crescimento. Já os setores de ‘vestuário e acessórios’, ‘bebidas’ e ‘artigos de cama, mesa e banho’ recuaram.

Beraldi acrescenta que esse avanço reflete o progresso da atividade econômica no país, impulsionado principalmente pela manutenção do consumo das famílias. “O movimento tem sido sustentado por um mercado de trabalho aquecido – com desemprego abaixo de 6,5% e rendimentos reais superiores aos níveis pré-pandemia – e pela política fiscal expansionista, destacando a ampliação dos programas de transferência de renda. Esses fatores produzem efeitos significativos no consumo doméstico e favorecem as atividades do comércio”, comenta.

Compreendendo a relevância das PMEs no desempenho econômico do nosso país, a Omie desenvolveu o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), que acompanha as atividades econômicas das pequenas e médias empresas brasileiras. A pesquisa da scale-up Omie é um tipo de apuração inédita entre as empresas do segmento, atuando como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$50 milhões anuais, além de oferecer uma análise segmentada setorialmente do mercado de PMEs no Brasil. 

Tags: InvestimentosMercadoPMEsVarejoVendas
Anterior

CEO da Oi anuncia que deixará o cargo

Próximo

Seca provocou prejuízo de U$80 bilhões à soja

Redação

Redação

Leia também

Itaú lucra R$ 9,77 bilhões no primeiro trimestre
Mercado

Assessoria Financeira Agro do Itaú BBA capta cerca de R$1,3 bilhão

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Assessoria Financeira Agro do Itaú BBA, serviço dedicado a apoiar clientes do agronegócio na busca por operações de crédito...

Leia maisDetails
O Grupo Fleury (FLRY3) expande sua atuação no interior paulista com a aquisição integral do Laboratório Confiance Medicina Diagnóstica

Fleury nega decisão sobre aquisição pela Rede D’Or; mercado reage negativamente

Kering vende unidade de beleza para L’Oréal por US$ 4,7 bilhões 

Kering vende unidade de beleza para L’Oréal por US$ 4,7 bilhões 

Itaú anuncia Gabriel Moura como novo CFO

Itaú Gestão de Ativos (IGA) projeta R$ 800 milhões em valor para empresas até o final de 2025

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

 Entregas no Dia das Crianças crescem 25% no país em 2025 

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

Estudo mostra que 95% dos jovens brasileiros ainda sonham com a casa própria

Próximo
Semana do Meio Ambiente: Sistema Campo Limpo mostra como o agro brasileiro faz a diferença para o planeta

Seca provocou prejuízo de U$80 bilhões à soja

OpenAI lança novo modelo de texto para vídeo para usuários do ChatGPT

OpenAI lança novo modelo de texto para vídeo para usuários do ChatGPT

ServiceTitan busca avaliação de até US$ 5,95 bilhões em seu IPO

ServiceTitan busca avaliação de até US$ 5,95 bilhões em seu IPO

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.