Por que as métricas de inovação são tão importantes para os CEOs que desejam alcançar o sucesso?

Inovação e sucesso caminham lado a lado na vida dos grandes CEOs.

Reprodução\Shutterstock

A inovação é um fator chave para o sucesso empresarial a longo prazo. Ela permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado, antecipem as necessidades dos clientes e mantenham uma vantagem competitiva. Por isso, é fundamental medir a eficácia da inovação, para garantir que a organização está caminhando para a direção desejada, e isso é feito por meio das métricas de inovação.

As métricas de inovação ajudam os CEOs a avaliarem o desempenho da empresa em termos de inovação. Ao medir e monitorar essas métricas, é possível identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Além disso, permitem que os CEOs comparem o desempenho da empresa com o de outras empresas do mesmo setor e estabeleçam metas realistas para melhorias futuras.

Uma das métricas mais conhecidas no universo da inovação é o ROI (Retorno sobre Investimento). Em tese, ele mede a eficácia do investimento em inovação, comparando o ganho financeiro com o custo do investimento. 

Sua importância fica clara quando estamos falando de números, pois se espera que tudo que é investido traga algum retorno financeiro no futuro. Isso é imprescindível para a inovação corporativa, já que avaliar se os seus esforços estão sendo recompensados é uma maneira de identificar quais iniciativas estão funcionando e podem ser expandidas, e quais devem ser descartadas.

Empresas que participaram das jornadas corporates da Venture Hub, para implementar um processo de transformação cultural, se conectar com startups, ter um mindset inovativo, entre outras necessidades, conseguiram ampliar o retorno sobre investimento feito após alguns meses da entrega, como a Plastipak Brasil, eleita Empresa do Ano no prêmio Excelência em Gestão de Pessoas 2023. 

Além do ROI, a métrica “tempo de mercado” é uma das mais importantes para avaliar a eficácia do processo de inovação. Essa métrica mede a rapidez com que um produto ou serviço é desenvolvido, testado e lançado no mercado. Ou seja, quanto mais rápido a empresa conseguir lançar um produto ou serviço, maior será a vantagem competitiva e a possibilidade de atender às necessidades do cliente.

Em jornadas corporates, a Venture Hub consegue conectar empresas a startups, para que juntas possam desenvolver POCs e MVPs de soluções inovadoras para os desafios presentes no mercado, auxiliando esses negócios a atenderem as demandas dos clientes e garantindo vantagem competitiva. 

Entender como seus produtos, serviços, processos e estratégias ressoam com diferentes culturas é crucial para a competitividade das empresas. O impacto cultural pode incluir gostos e preferências regionais ou nacionais, regulamentos locais, costumes religiosos, normas sociais, capacidades tecnológicas e recursos econômicos. 

Investir tempo e pesquisa para entender o contexto cultural permite que as empresas criem conexões mais significativas com os clientes e alcancem um público semelhante com aquele idealizado pela “buyer persona”. Por isso, considerar as nuances culturais ao desenvolver soluções e produtos inovadores é essencial para maximizar o sucesso e garantir a aceitação no mercado-alvo, o que faz deste KPI uma métrica fundamental para planos de inovação corporativa.

Portanto, é medido o nível de aceitação de um produto dentre diferentes contextos culturais e sociais, entendendo com maior precisão quais adaptações precisam ser feitas para melhorar sua performance ao longo do tempo para que ele se mantenha competitivo. 

Uma das melhores formas de identificar oportunidades de inovação corporativa é ouvindo as pessoas que consomem seus produtos, isto é, a percepção e opinião dos consumidores são relevantes para levantar insights que podem ajudar, por exemplo, em melhorias internas da própria organização ou alguma mudança de atributo que não trouxe resultados positivos.

Sendo assim, a satisfação do cliente é uma métrica fundamental em todos os aspectos dentro de uma empresa. Na maioria das vezes, uma boa pontuação pode indicar que a empresa está atendendo às expectativas dos clientes e inovando em resposta às mudanças nas demandas do mercado. Por outro lado, uma pontuação negativa é um ponto de atenção de que mudanças precisam ser realizadas.

Por isso, é importante usar o feedback do cliente para identificar áreas de melhoria e focar no desenvolvimento de novos produtos ou ajustar os existentes para atender melhor a esses requisitos. Esses insights são imprescindíveis para o desenvolvimento de um plano de inovação eficaz e bem-sucedido que atenda, ou até mesmo, antecipe as necessidades dos clientes.

Sair da versão mobile