Nesta quinta-feira (26) os preços do petróleo caíram com força, e vê a preocupação no mercado aumentando por uma eventual expansão da guerra entra Israel e Hamas, dando lugar à apreensão sobre o crescimento da economia mundial.
Em Londres, o barril Brent do Mar de Norte, referência na Europa, recuou 2,44% para 87,93 dólares. Já no mercado americano, o West Texas Intermediate (WTI) teve queda de 2,55%, para 83,21 dólares.
“Os preços estão sob pressão devido aos receios quanto ao crescimento global, enquanto o petróleo segue circulando sem problemas, apesar de o conflito entre Israel e Hamas se intensificar”, explicou Edward Moya, da Oanda.
Desde o primeiro ataque do Hamas contra Israel no dia 7 de outubro, o preço do Brent valorizou 5% enquanto o WTI teve um aumento de 1,5%.
O Banco Central Europeu decidiu deixar suas taxas de juros estáveis em um contexto de “debilidades da economia”, que não beneficiou as perspectivas sobre a demanda de petróleo. Depois de dez altas seguidas, o BCE manteve hoje sem mudanças suas taxas de juros referência e descartou qualquer redução devido ao risco de inflação, agravado pela guerra no Oriente Médio.