Presença de líderes pretos e pardos cresce 40% no setor de tecnologia

O setor de tecnologia brasileiro deu pequenos passos rumo à inclusão racial em 2025, mas o cenário ainda está longe da equidade. Segundo a pesquisa “Antes da TI, a Estratégia”, realizada pelo IT Forum, principal ecossistema de tecnologia do País, a participação de líderes que se identificam como pretos ou pardos cresceu 40% em um ano.

Apesar do avanço de quatro pontos percentuais em relação ao último levantamento, esses profissionais seguem sub-representados em cargos de liderança. Em números arredondados, de 2024 para 2025, a presença de pessoas pardas nessas posições passou de 9% para 12%. Já de pretas, o avanço é ainda mais tímido, de 1% para 2%. A pesquisa deste ano ouviu 315 executivos de tecnologia e apontou que os profissionais que se identificam como brancos são maioria nas posições de liderança, 83% – uma leve queda frente aos 86% do ano anterior. Já os que se declaram amarelos subiram de 3% para 4%, enquanto, pelo segundo ano consecutivo, nenhum indígena foi identificado. 

A distribuição geográfica das empresas explica em parte este cenário. O estado de São Paulo concentra 52% dos respondentes da pesquisa, o que revela o peso desproporcional do maior centro econômico do País. Minas Gerais aparece em seguida, com 10%, e o Rio Grande do Sul, com 8% – um dos principais polos tecnológicos do Brasil. As regiões Norte e Nordeste, juntas, representam apenas 6% dos participantes, reforçando a baixa representatividade regional e racial no setor e nos postos de comando.

Para Bruna Bomfim, gerente de inteligência do IT Forum, a baixa representatividade de executivos pretos evidencia não apenas um problema de diversidade, mas, sobretudo, um reflexo direto de estruturas que ainda excluem talentos. “Considerando que 79% dos participantes atuam em empresas privadas, é urgente que essas organizações assumam um papel ativo na promoção da equidade racial, criando ambientes mais inclusivos e um letramento racial para atrair e desenvolver líderes pretos e pardos”, explica.

O IT Forum é um dos principais ecossistemas de tecnologia do Brasil e tem como missão conectar todo o setor de TI do País por meio de conteúdo, relacionamento e negócios. Líder em pesquisas no segmento de TI, o IT Forum ainda é responsável pelas premiações “As 100+ Inovadoras no Uso de TI” e “Executivo de TI do Ano”.

Sair da versão mobile