• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Processos seletivos gamificados chamam atenção da Geração Z

Com 68% dos empregadores lutando para engajar a Geração Z, a gamificação se destaca como uma solução inovadora

Redação por Redação
10/09/2024
em Carreira
A A

LEIA TAMBÉM

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A Geração Z, nascida entre 1997 e 2012, é a primeira geração verdadeiramente digital, com suas experiências moldadas por videogames e plataformas interativas. De acordo com a pesquisa PGB 2024, 73,9% da população nacional joga algum tipo de jogo digital, independentemente da frequência ou da plataforma utilizada.

Além disso, um levantamento exclusivo da Ng.Cash revela que o setor de games liderou em transações financeiras da Gen Z, representando 48,15% dos gastos. Esses dados mostram como o universo dos jogos não só influencia o entretenimento, mas também define as expectativas da geração em relação a vários aspectos da vida, incluindo o mercado de trabalho.

Um estudo da Deloitte indica que 80% dos profissionais da Geração Z preferem processos de recrutamento que ofereçam alguma forma de interatividade digital. Em resposta a essa preferência, muitas empresas estão investindo em processos seletivos gamificados, que utilizam elementos de jogos para criar uma experiência de recrutamento mais dinâmica e envolvente.

Esses métodos não só engajam os candidatos, mas também fornecem às empresas uma ferramenta mais eficaz para avaliar competências críticas. Segundo um relatório da PwC, empresas que adotaram a gamificação no recrutamento observaram uma redução de 30% no tempo de contratação e um aumento de 25% na retenção dos candidatos contratados.

Hosana Azevedo, Head de Recursos Humanos do Infojobs e porta-voz do Pandapé, software de RH do Infojobs da marca, explica: “A Geração Z está acostumada com interfaces digitais intuitivas e busca feedback imediato. A gamificação no recrutamento alinha-se com essas expectativas e pode tornar o processo de seleção mais dinâmico e relevante. Utilizar esse novo formato é aproveitar essa familiaridade e criar uma experiência de recrutamento mais envolvente.”

Em um mercado onde o talento certo pode fazer toda a diferença, a gamificação é mais do que uma moda — é uma evolução natural. Empresas que entendem e adotam essa abordagem, estão não apenas atraindo os melhores candidatos da Geração Z, mas também construindo uma cultura de inovação que ressoa com o futuro do trabalho. A pergunta não é se a gamificação impactará o recrutamento, mas sim quem estará à frente quando essa mudança se consolidar.

Tags: CarreiraEmpregosGen ZPwC
Anterior

Google perde luta contra multa da União Europeia

Próximo

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul, diz Inpe

Redação

Redação

Leia também

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial
Empresas

CEO do Grupo Carrefour Brasil recebe prêmio por atuação em diversidade racial

por Jhulia Caballero

Nesta quinta-feira, 15/05, O CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, foi reconhecido como Personalidade da Diversidade de 2025 no...

Leia maisDetails
A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

A história de Isaelson Oliveira e o crescimento da Lavanderia 60 Minutos

Quase metade dos Gen Z trocariam o emprego a cada seis meses

Quase metade dos Gen Z trocariam o emprego a cada seis meses

Microsoft corta 6 mil funcionários e acelera com inteligência artificial

Microsoft corta 6 mil funcionários e acelera com inteligência artificial

Geração Z vai representar 58% da força de trabalho no mundo até 2030

Geração Z vai representar 58% da força de trabalho no mundo até 2030

O papel dos benefícios na retenção de profissionais qualificados

O papel dos benefícios na retenção de profissionais qualificados

Próximo
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul, diz Inpe

Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul, diz Inpe

Agropecuária brasileira se torna referência global em sustentabilidade

Agropecuária brasileira se torna referência global em sustentabilidade

Apple perde disputa judicial e é condenada a pagar 13 bilhões de euros

Apple perde disputa judicial e é condenada a pagar 13 bilhões de euros

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.