O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), abriu 1.165 vagas para cursos presenciais e gratuitos de qualificação profissional pelo programa Qualifica SP, destinado à inserção ou reinserção de pessoas no mercado de trabalho. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio no site qualificasp.sp.gov.br.
As aulas presenciais serão ministradas por professores do SEST/SENAT em unidades da instituição, em 29 cidades do estado, nos turnos da manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h). Detalhes sobre os municípios com cursos disponíveis podem ser consultados no site do programa.
As vagas estão divididas em duas modalidades:
- Novo Emprego (NE): Para jovens e adultos de 25 a 59 anos que buscam qualificação em uma nova área ou iniciar uma nova carreira. Os cursos oferecidos são Almoxarife (20 vagas), Gestão de Pessoas (80 vagas), Logística (40 vagas) e Operador de Empilhadeira (480 vagas).
- Meu Primeiro Emprego (MPE): Para jovens de 16 a 24 anos em busca da primeira oportunidade profissional. Estão disponíveis os cursos de Auxiliar Administrativo (440 vagas) e Pacote de Informática (105 vagas).
A seleção dos cursos considerou as demandas do mercado em todo o estado, visando conectar o aprendizado com a empregabilidade em setores com vagas abertas.
As inscrições devem ser feitas online até 22 de maio. Podem participar candidatos alfabetizados, residentes no estado de São Paulo e com a idade adequada para a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos supere o de vagas, terão prioridade menores de idade, pessoas com deficiência, desempregados e indivíduos de baixa renda.
Os candidatos selecionados serão convocados por e-mail e deverão comparecer à unidade escolhida nos dias 26 ou 27 de maio para confirmar a matrícula.