O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou na quinta-feira (14), que decidiu fechar 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, permanecendo apenas em São Paulo, após cerca de 23 anos de presença no país. A Distribuidora Internacional de Alimentos, entidade responsável, declarou que a decisão decorre dos resultados persistentemente negativos da subsidiária brasileira e reiterou sua intenção de concentrar esforços em seus principais mercados.
Em um comunicado à imprensa, o diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, apontou que as lojas fechadas são consideradas “lojas de baixo desempenho”, e que após esse fechamento, o grupo vai analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil. Em um comunicado separado, o grupo Dia disse que estava ajustando o número de lojas no país para focar na região de São Paulo, onde concentra sua operação e onde continuará operando 244 unidades.
A companhia afirmou que as medidas vão possibilitar a empresa a destinar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento para o grupo na Espanha e na Argentina, “onde atualmente a companhia conseguiu uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade”.
Em agosto, a entidade anunciou sua saída de Portugal, tendo vendido seus quase 500 supermercados, como parte de sua estratégia de focar em seus mercados principais. Além disso, reafirmou seu compromisso com desinvestimentos para reduzir sua alavancagem financeira líquida.
Em fevereiro, a rede de supermercados conseguiu reduzir seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, em comparação com o prejuízo de 124 milhões de euros registrado em 2022, um ano desafiador para a empresa.