Os investimentos da RIOgaleão, responsável pela administração do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, devem mais que dobrar este ano em comparação com 2023, enquanto o fluxo de passageiros deve quase duplicar, afirmou nesta terça-feira (9) o presidente-executivo da concessionária, Alexandre Monteiro.
Os investimentos planejados somam R$ 110 milhões, contra R$ 50 milhões investidos em 2023. Os recursos serão destinados a infraestrutura, operação, serviços e revitalização do aeroporto.
Em 2023, os governos federal, estadual e municipal do Rio de Janeiro anunciaram medidas de incentivo para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). Durante esse período, o Galeão registrou um transporte de 7,9 milhões de passageiros, representando um aumento de 35% em relação a 2022. Neste último ano, a operação chegou a considerar a devolução do aeroporto ao governo devido ao baixo retorno do terminal internacional .
O executivo afirmou que o Galeão praticamente retornou aos patamares pré-pandemia em termos de rotas e destinos. Ele estima que o movimento de passageiros alcance 14 milhões este ano.
A partir deste ano, o Aeroporto Santos Dumont terá um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano, uma redução significativa em comparação aos mais de 10 milhões registrados em 2022. Em decorrência dessas limitações, muitos voos migraram para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) já no segundo semestre de 2023.
Fonte: InfoMoney