A ansiedade é um sentimento natural que coloca as pessoas em estado de “alerta” diante de situações desconhecidas ou tensas. Sentir algum tipo de ansiedade antes de uma entrevista de emprego, ou uma reunião importante, é completamente normal.
Segundo dados da OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo com cerca de 18,7 milhões de pessoas que possuem distúrbios de ansiedade em nosso país.
O tratamento da ansiedade no trabalho especificamente, é beneficiário tanto para o funcionário quanto a empresa, visto que além de prejudicar a qualidade de vida das pessoas, pode promover prejuízos financeiros e organizacionais às empresas.
Em post no Instagram, a Saint Paul Escola de Negócios relatou, “as hipóteses para o Brasil liderar esse ranking são muitas. Quase todas elas esbarram em questões relacionadas ao trabalho, como excesso de horas trabalhadas, insegurança em relação ao futuro e falta de atenção à saúde mental dos colaboradores.” A empresa ainda oferece cursos que ajudam a lidar com situação, podendo se tornar um líder e/ou funcionário mais completo e preparado.
Existem algumas formas de tratamento para a ansiedade, como psicóloga e a prática de atividades físicas. Por parte das empresas especificamente, alguns cuidados que o RH pode tomar para ajudar a cuidar da saúde mental de seus funcionários são: treinar as lideranças de maneira adequada; construa um RH consciente e compreensivo; promova programas de bem-estar; valorize os colaboradores; e ofereça benefícios de saúde completos.