As Healthteches, startups de tecnologia atuando no setor da sáude, estão consolidadas no mercado. No Brasil, existem mais de 540 startups atuando nesse setor, em sua maioria atuando em três setores específicos: Tratamentos, Exames e Prevenção. Agora, quando falamos de logística nos hospitais, o mercado parece despertar de maneira tardia.
A área da saúde demanda uma organização exemplar, e quando se fala sobre grandes hospitais isso fica evidente. Centenas de funcionários que precisam se organizar em turnos para manter o atendimento sem falhas. O uso da tecnologia e a transformação digital podem ser bons aliados na meta de organizar esse funcionamento.
O Hospital Sírio Libanes, referência na América Latina, entendeu essa necessidade e integrou a startup de Porto Alegre, StarGrid, em seu ecossistema. Deixando os papéis e as planilhas de lado, e em parceria com a Salux Technology, utilizam um aplicativo para simplificar a organização de plantões, turnos de trabalho e férias dos funcionários.
A utilização da plataforma desenvolvida simplifica processos e possibilita um crescimento no desempenho dos trabalhadores, tendo em vista que não perdem tempo controlando processos manualmente.
A organização dos pagamentos também pode ser feita pelo aplicativo, pois com o sistema de ponto simplificado e disponível online, evitam-se possíveis falhas na geração da folha de pagamento.
Além do Hospital Sírio Libanês, a Santa Casa de Porto Alegre e o Hospital São Patrício também utilizam da tecnologia em sua organização, revelando que a saúde atrelada a tecnologia está em constante crescimento.