O boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do Banco Central, apresenta toda segunda-feira o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Entretanto, ele representa a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, a fórmula é a mesma. “Boletim Focus é o principal relatório do mercado para tentar prever o futuro da economia brasileira, entretanto, sua metodologia é baseada na mediana, o que torna difícil saber qual a probabilidade real atribuída pelo mercado para aquela previsão”, afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.
Agora, a Equus Capital semanalmente faz o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS). Através da coleta e tratamento de dados, é possível estimar a probabilidade indicada pelo mercado de alteração para a próxima reunião do Copom. “Analisando os dados, vemos que a probabilidade de corte indicada pelo mercado, neste momento, é de 98,90%. Na semana anterior, este percentual estava em 93,98%. Vale lembrar que, próximo da última reunião do Copom, este percentual estava em 96,1%”, afirma Uchida.
Entre os dados, estão as negociações de Contrato de Opção de Copom que formam grandes “palpites” coletivos sobre como a taxa Selic vai (ou deveria) se comportar no futuro, considerando assuntos macro e microeconômicos. Esses contratos são uma forma dos investidores mostrarem o que eles acreditam que ocorrerá nas reuniões futuras do Copom.
Atualmente, observa-se um aumento significativo no mercado de opções de Copom. Na semana passada, existiam 42.219 contratos em aberto. Agora, este número subiu para 42.485, aumento suave de 0,6% na última semana. “O recente aumento moderado no número de contratos de opções de Copom, de 42.219 para 42.485, reflete uma estabilização no interesse do mercado em relação às políticas do Banco Central e aos indicadores econômicos vigentes. Este crescimento de apenas 0,6% na última semana sugere que, embora exista uma conscientização contínua sobre as mudanças potenciais na taxa Selic, o ambiente de incerteza e expectativa em relação ao futuro da política monetária parece estar se equilibrando. Esse cenário ressalta a importância de uma análise consistente e detalhada do mercado e das decisões do Copom, algo que na Equus Capital realizamos com rigor. Utilizamos mais de 50 mil diferentes fontes de dados para alimentar nossos modelos analíticos, proporcionando aos nossos clientes e parceiros uma visão abrangente e atualizada do cenário econômico, adaptada para refletir tanto as tendências de curto prazo quanto as projeções de longo prazo.”, finaliza Uchida.
Sobre a Equus Capital
A Equus Capital foi fundada em 2022 por sócios com mais de 10 anos de experiência em investimentos, tecnologia e gestão de empresas. Construímos uma cultura que incentiva o estudo constante, o rigor técnico, a racionalidade e a paciência, elementos fundamentais para resultados superiores e sustentáveis no longo prazo.
Nossa proposta de investimentos consiste em identificar e investir em teses inevitáveis de longo prazo, como energia renovável, Inteligência Artificial e soluções de descarbonização.