A Serve Robotics, que utiliza robôs para entregar comida para o Uber Eats em calças, anunciou uma parceria com a Wing Aviation, subsidiária da Alphabet, controladora do Google, para usar drones em suas entregas, ampliando o alcance operacional para mais de nove quilômetros.
O programa piloto, revelado nesta terça-feira, ocorrerá em Dallas, Texas, e marcará a entrada do Serve no mercado com essa nova tecnologia. Na parceria, os robôs da Serve irão coletar os pedidos dos restaurantes e transferi-los para os drones da Wing, que farão a entrega aérea. Até agora, as operações da Serve Robotics eram especializadas em Los Angeles, onde a empresa já realiza entregas para a rede 7-Eleven, Shake Shack e Uber Eats.
“A entrega multimodal permitirá à Serve ampliar seu alcance, oferecendo entregas gratuitas em 30 minutos em toda a cidade”, afirmou o CEO da Serve, Ali Kashani. Embora os drones sejam frequentemente planejados como o futuro da entrega de pacotes e alimentos, sua adoção tem sido limitada devido à escassez de espaços para descolagem e pouso em áreas urbanas. Em contrapartida, os robôs de entrega em calças são projetados para navegar em ambientes urbanos, tornando-se uma solução mais viável e prática.
“Com essa parceria piloto, a Wing espera alcançar mais comerciantes em áreas altamente congestionadas, enquanto apoia a Serve em sua expansão do raio de entrega”, afirmou Adam Woodworth, CEO da Wing.
A unidade da Alphabet, que começou como um projeto dentro da incubadora Google X, já realizou mais de 400 mil entregas comerciais em três continentes, acrescentou Woodworth.