O setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os segmentos que mais puxaram o crescimento. Esses dados são do balanço apresentado pela ABF na quinta-feira (08), onde revelou a liderança do setor de Alimentação neste ano, responsável por abrigar os ramos de atividade: Fast food, Alimentação Especializada e Alimentação Varejo.
O levantamento mostra que o avanço e a expansão do mercado de alimentação não parou no Brasil. Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede de franquias de produtos naturais e alimentação saudável, o mercado de alimentação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a expectativa é que isto se intensifique ainda mais em 2024. “De alguns anos para cá, o público criou e permanece criando consciência dos impactos positivos que uma alimentação equilibrada exerce em sua vida. Isso alavancou o mercado, refletiu no país como um todo e diretamente no meio das franquias que trabalham com alimentação”, declara.
“Podemos afirmar que, até mesmo a pandemia da COVID-19 ‘acelerou’ a demanda por um estilo de vida saudável, a busca por um bem-estar diário e a melhora da imunidade”, reitera o CEO. Segundo um levantamento da consultoria Euromonitor Internacional, entre os anos de 2015 e 2020, o setor cresceu 33% em todo o país – a estimativa, à época, era de que, até 2025, este segmento crescesse mais 27%. Mothé acredita que, “justamente pelo fato de o mercado de alimentação saudável já ser uma tendência consolidada, o ano de 2024 apresenta-se com um potencial enorme de crescimento, diferente de outros segmentos que possuem um ‘boom’ e depois naturalmente se inserem numa rota de queda”.
A Bio Mundo é referência no setor pela sua abrangência em todo o estado e sua variedade de produtos disponibilizados em suas unidades. Com forte plano de expansão pelo país, foi a única empresa do segmento que conquistou o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, um indicador nobre, que visa destacar os esforços, performance global, aspectos operacionais, econômicos e de relacionamento com seus franqueados. A empresa estabelece metas agressivas de crescimento, planeja se tornar a primeira rede do segmento e atingir a marca de R$ 500 milhões até 2026, com operação em todos os estados do país.