• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 3 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Setor de livros, jornais e revistas tem queda de 3,5% em setembro

No comparativo trimestral, o segmento encerrou com baixa ajustada de 1,3%

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
17/10/2024
em Mercado
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Swap estreia cartão integrado e projeta avanço do mercado de benefícios

Hub40 estreia com valuation de R$ 70 milhões 

A 21ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo apontou uma queda de 3,5% do volume de vendas do setor de livros, jornais, revistas e papelaria em setembro, na comparação mensal. O estudo, que apresenta dados mensais das movimentações varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, e do Instituto Propague.
 

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.
 

Entre os oito segmentos analisados, todos registraram queda mensal. Os setores de móveis e eletrodomésticos e livros, jornais, revistas e papelaria apresentaram a maior retração, com uma queda de 3,5% cada, seguidos por tecidos, vestuário e calçados (3,0%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,8%), material de construção (2,0%), artigos farmacêuticos (1,9%) e combustíveis e lubrificantes (1,8%).
 

Já na análise do terceiro trimestre, o setor de combustíveis e lubrificantes apresentou o melhor desempenho, com uma alta acumulada de 2,6%. O setor de tecidos, vestuário e calçados também registrou crescimento, fechando o período com alta ajustada de 0,8%. Em contrapartida, o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico registrou uma queda de 2,0%, seguido por artigos farmacêuticos (-1,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (-1,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,9%), móveis e eletrodomésticos (-0,6%) e material de construção (-0,5%).
 

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e a análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas.

Tags: ImpressosÍndiceJornaisLivros
Anterior

Startups latino-americanas captaram US$ 274 mi em setembro

Próximo

Lula lançará o “maior programa de crédito da história do Brasil”

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Swap estreia cartão integrado e projeta avanço do mercado de benefícios
Mercado

Swap estreia cartão integrado e projeta avanço do mercado de benefícios

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Swap, empresa de infraestrutura tecnológica para serviços financeiros, anuncia o lançamento do Swap All-in-One, uma solução que integra o...

Leia maisDetails
Hub40 estreia com valuation de R$ 70 milhões 

Hub40 estreia com valuation de R$ 70 milhões 

BNDES Garagem lança novo ciclo de aceleração para seleção de empreendedores e startups

BNDES lança chamada pública para investir até R$ 1 bilhão em fundos de índice (ETFs)

O Grupo Fleury (FLRY3) expande sua atuação no interior paulista com a aquisição integral do Laboratório Confiance Medicina Diagnóstica

Fleury compra Laboratório São Lucas por R$ 34 milhões

MBRF dá início à sua trajetória na bolsa de valores

MBRF dispara mais de 20% após anúncio da Sadia Halal

Rio Bravo lança ETF inédito com índice próprio focado em ações de qualidade

Rio Bravo lança ETF inédito com índice próprio focado em ações de qualidade

Próximo
Lula lançará o “maior programa de crédito da história do Brasil”

Lula lançará o "maior programa de crédito da história do Brasil"

58% dos consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday no e-commerce

58% dos consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday no e-commerce

Stella Colucci é a nova diretora de Marketing da Motorola no Brasil

Stella Colucci é a nova diretora de Marketing da Motorola no Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.