• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 18 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Carreira

Sicredi traz inédita formação do Disney Institute ao Brasil

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
01/09/2025
em Carreira
A A
Pela primeira vez, uma turma do Disney Institute em parceria com o Sicredi foi realizada para uma instituição financeira, fora de Orlando, Flórida (EUA)
Créditos: Rafael Danielewicz

Pela primeira vez, uma turma do Disney Institute em parceria com o Sicredi foi realizada para uma instituição financeira, fora de Orlando, Flórida (EUA) Créditos: Rafael Danielewicz

LEIA TAMBÉM

O PODER DA IMITAÇÃO !

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Investir no desenvolvimento dos mais de 45 mil colaboradores espalhados em todo Brasil é um dos principais ativos do Sicredi atualmente. Apenas no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, localizado na Central PR/SP/RJ, em Curitiba, são realizados mais de 50 programas de formação e desenvolvimento, que alcançam mais de 14 mil colaboradores dos três estados. Os conteúdos envolvem temas como gestão de negócios, atendimento, liderança, comunicação e fortalecimento dos valores cooperativistas, além de capacitações internacionais, como a ministrada pelo Disney Institute, com professores vindos dos Estados Unidos.

“Acredito que somos hoje, no Brasil, a empresa que mais investe em capacitação. E quanto mais investimos, maior é o retorno dos nossos associados”, afirma o diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohme. As atividades acontecem nas oito salas do Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, criado em 2018 com a proposta de estimular o aprendizado. O nome homenageia o fundador da primeira cooperativa de crédito da América Latina: a atual Sicredi Pioneira, em Nova Petropólis (RS).

Pela primeira vez, uma turma do Disney Institute em parceria com o Sicredi foi realizada para uma instituição financeira, fora de Orlando, Flórida (EUA). Em agosto, 60 participantes do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro estiveram no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, em Curitiba, para participar da formação.

O Programa de Desenvolvimento Internacional do Disney Institute já capacitou cinco turmas da Central Sicredi PR/SP/RJ nos Estados Unidos, antes desse curso ministrado de forma inédita no Brasil. Inspirado na filosofia da instituição, o programa proporciona experiências diferenciadas sobre qualidade no serviço, liderança e engajamento. A proposta é transformar aprendizados em práticas voltadas à centralidade no associado — princípio que sustenta o cooperativismo. “A ideia é compreender o que está por trás da magia da Disney e como isso se traduz em estratégias aplicáveis ao dia a dia, de modo que o associado perceba a diferença no atendimento”, explica a especialista em experiência do cliente e parceira do Sicredi nessa iniciativa, Jaqueline Gomes.

O executivo da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, Paulo César Soares — um dos palestrantes da formação —, reforça a conexão possível entre os dois mundos: “Ao aliar o que nós somos à proposta trazida pelo Disney Institute, temos um diferencial transformador. O modelo cooperativista tem uma história para contar, enquanto a Disney possui o famoso jeito de tratar o consumidor.”

Para Wesley Rangel Zwierewicz, assessor de pessoas e culturas da cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, o impacto é imediato. “A referência que a Disney oferece, mostrando como tudo é pensado nos detalhes, faz muita diferença e pode gerar impacto também nas cooperativas. Já partimos de um modelo financeiro que não é o tradicional, carregamos esse legado de ser diferentes. Por isso, essa formação tem tudo a ver com a nossa história.”

“Gente que coopera cresce junto, gente que estuda acontece.” A frase foi destacada pelo presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, na recepção às turmas de capacitação. Além do Disney Institute, a instituição financeira cooperativa mantém parcerias com a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Dom Cabral, além de outras nacionais, assim como internacionais – entre elas a ADG Business School, localizada em Montabaur, na Alemanha.

“Nunca vi isso antes, essa forma como a empresa olha para o colaborador, esse incentivo para que ele cresça e aprenda”, afirmou a gerente da Sicredi Rio Paraná, Luciane Rodrigues Leite, participante do Programa de Formação de Gestores de Agência – outra formação promovida pela Central Sicredi SP/PR/RJ que aconteceu em paralelo à do Disney Institute.

Tags: CarreiraDisney InstituteEmpresasNegóciosSicredi
Anterior

Grupo St Marche e Arredondar celebram parceria com mais de 390 mil doações

Próximo

Economia verde: edital do BNDES pode atrair até R$ 18 bilhões em aportes

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

O PODER DA IMITAÇÃO !
Carreira

O PODER DA IMITAÇÃO !

por Hyung Mo Sung

Poucas vezes temos oportunidade de refletir sobre o nosso processo de aprendizado. Um desses momentos é proporcionado pela convivência com...

Leia maisDetails
Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Jovens brasileiros vivenciam intercâmbio internacional sobre cooperativismo

Público 50+ assume protagonismo e redefine padrões de consumo e inovação

Público 50+ assume protagonismo e redefine padrões de consumo e inovação

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

Habilidades do Futuro e o Caso da Danone: convergência entre capital humano e estratégia ESG

Agência Kiwee anuncia Cris Lima como CCO e Sócio em meio ao crescimento recorde de R$ 37,9 bilhões do mercado de publicidade digital

Agência Kiwee anuncia Cris Lima como CCO e Sócio em meio ao crescimento recorde de R$ 37,9 bilhões do mercado de publicidade digital

Trabalhadores “multiempresa” transformam o mercado e desafiam modelos tradicionais de gestão

Trabalhadores “multiempresa” transformam o mercado e desafiam modelos tradicionais de gestão

Próximo
BNDES Garagem lança novo ciclo de aceleração para seleção de empreendedores e startups

Economia verde: edital do BNDES pode atrair até R$ 18 bilhões em aportes

M3 Lending aporta R$ 500 mil na startup de inteligência artificial Valence

M3 Lending aporta R$ 500 mil na startup de inteligência artificial Valence

Banco Mundial Revisa para Baixo Projeção de Crescimento do PIB Brasileiro para 2,4% em 2025

PIB do Brasil surpreende e sobe 0,4% no 2º trimestre, impulsionado pelo consumo

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.