A Siemens Energy firmou um contrato com a Seatrium para fornecer uma solução de eficiência energética para duas novas plataformas flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) da Petrobras.
O acordo, avaliado em aproximadamente R$2 bilhões, prevê o fornecimento de sistemas de compressão acionados por motores elétricos para as plataformas P-84 e P-85, com operações previstas para 2029 e 2030, respectivamente.
A Siemens Energy destacou que a utilização de compressores elétricos representa uma nova fase de sustentabilidade nas plataformas da Petrobras, substituindo as tradicionais turbinas a gás. Essa mudança tecnológica deve resultar em uma redução de cerca de 25% na intensidade de emissão de gases de efeito estufa por barril de óleo equivalente, alinhando-se à transição da Petrobras para uma economia de baixo carbono.
Os compressores serão fabricados na Alemanha, enquanto a unidade da Siemens em Santa Bárbara d’Oeste (SP) ficará responsável pela produção de tubulações, spools e sistemas auxiliares. As entregas estão programadas para 2026 (P-84) e 2027 (P-85).
Cada FPSO terá 12 sistemas de compressão elétrica, incluindo compressores principais de gás, de exportação, de injeção e de CO₂. As plataformas terão capacidade de produzir 225 mil barris de petróleo por dia e processar 10 milhões de metros cúbicos de gás, sendo instaladas nos campos de Atapu e Sépia, na Bacia de Santos.