Sócias no empreendedorismo e na maternidade enfrentam barreiras e conquistam sucesso com negócios em Mato Grosso

Franqueadas de uma rede de academias premium atingiram 150 alunos em 30 dias de operação

O desafio duplo de empreender e maternar é a realidade de muitas mulheres no Brasil. De acordo com um estudo da Rede Mulher Empreendedora (RME), para 87% das mulheres empresárias, a motivação para empreender e buscar independência financeira é justamente ter mais tempo no cuidado dos filhos e da família. E essa tendência tem crescido nos últimos anos. Dados do Sebrae mostram que mais de 10,1 milhões de negócios no Brasil são comandados por mulheres, sendo que 52% delas são mães. 

Este é o caso das sócias Larissa Lima, 39, (mãe de Arthur, 15, Valentina, 12, e Laura, 11) e Luana Bedin, 34, (mãe de Miguel, 5, e Manoela, 3). Em 2018, as empresárias, que eram mães em tempo integral, realizaram o desejo de ter seu próprio negócio e se tornaram franqueadas da TECFIT, academia líder e pioneira em eletro-musculação no Brasil. “A Luana conheceu a rede e me apresentou. Após o primeiro contato, fiquei encantada e enxerguei nesse negócio a chance de fazer o que sempre quis: lidar com pessoas e não mais executar atividades apenas da maternidade (que era meu emprego integral)”, conta Larissa, que atua como diretora comercial. 

As sócias inauguraram a unidade da TECFIT em Sorriso (MT) e em 30 dias tiveram 150 alunos matriculados. “Nossa parceria se tornou uma linda rede de apoio entre as famílias. Nada é feito sem a ciências das duas. Isso torna a nossa rotina leve e prazerosa. Acabamos criando um laço familiar e empresarial”, explica. 

Os registros do dia-a-dia das aulas confirmam a rotina leve. Larissa conta que a academia acaba sendo a segunda casa dos filhos, e isso a inspira a explorar a criatividade com ações para divertir os clientes. Me divirto me fantasiando para alegrar os clientes”, conta. 

No final de 2019, Larissa recebeu a notícia de que precisaria se mudar para Cuiabá e, com isso, veio junto a chance de iniciar uma nova unidade na região, desafio que as sócias toparam. “Não foi um período fácil. Infelizmente, aconteceram até incidentes durante a fase de obra. Foi muito desafiador dar conta de tudo. Busquei terreno durante 6 meses, mas tudo foi feito com muito apoio da minha sócia, nenhum prego foi comprado sem que ela soubesse”, afirma. 

As sócias inauguraram em março de 2022 a unidade, e desde então passaram a atuar a 400km de distância uma da outra. Luana permaneceu em Sorriso (MT) como diretora administrativo-financeira. “Somos mulheres e mães que juntas alcançamos o sucesso, montamos uma equipe sensacional e crescemos juntas. Hoje, através da nossa empresa e da tecnologia de ponta que oferecemos, alcançamos sucesso e é com essa parceria que esperamos expandir para mais uma unidade em breve”, anuncia. A academia de Sorriso (MT) já teve o payback do investimento. Já a unidade de Cuiabá ainda está a caminho do break-even com uma média de 135 alunos ativos mensais. 

Sair da versão mobile