Soft Skills necessárias para o mercado tech

De comunicação assertiva a pensamento crítico, especialistas do mundo tech dão dicas para crescer no segmento

Com inúmeras tecnologias surgindo e se desenvolvendo nos últimos anos, como a IA generativa, big data, cloud e Internet das coisas (IoT), vivemos uma grande transformação, não somente na forma da humanidade viver e se relacionar, mas também no modo em que trabalhamos. Pensando sob a ótica do mercado de trabalho e visando se destacar em meio às novas tecnologias, é necessário estar sempre atento às soft skills, ou seja, as habilidades interpessoais que as empresas esperam hoje em dia dos profissionais, principalmente, dos desenvolvedores – uma vez que as hard skills estão sendo incorporadas, muitas vezes, pelas máquinas.

Especialistas de Deal Technologies, consultoria de serviços de tecnologia, elencaram algumas soft skills essenciais para se destacar no mercado de trabalho. A primeira é a comunicação assertiva, essencial para e expressar suas ideias, dúvidas, sugestões e até mesmo ter conversas difíceis. “Isso é parte do dia a dia de qualquer função em tecnologia. Não só saber como falar, mas também quando falar. Uma comunicação assertiva, sincera, objetiva e clara proporciona um caminho mais suave para a entrega das atividades do time, especialmente em empresas que atuam em home office, assim se quebra essas barreiras geradas pelo trabalho remoto”, afirma Victor Nogueira, especialista de negócios da Deal Technologies.  

A segunda soft skill é o autogerenciamento, organizar seu tempo, ter senso de urgência e de entrega é fundamental com todas as distrações enfrentadas ao longo do dia, como um telefone que toca, e atividades externas. Entender que sem disciplina não existe liberdade e que é preciso arcar com as responsabilidades é uma soft skill fundamental. A autodisciplina também está na capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente. 

O trabalho em equipe é a terceira habilidade necessária para o ambiente de trabalho,  a capacidade de colaboração, divisão de tarefas, participar ativamente do time e estar ali do lado quando o problema surge também é uma soft skill importante. Entender que somos parte de uma engrenagem que precisa do todo para funcionar corretamente e resolver problemas nos faz chegar mais rápido do outro lado. Junto com o trabalho em equipe vem a resolução de problemas e pensamento crítico, os desenvolvedores devem ser capazes de abordar desafios de forma criativa e eficiente. Isso inclui a capacidade de pensar criticamente, avaliar várias soluções, antecipar possíveis problemas e tomar decisões informadas.

Independente da sua função no time, ter a visão do negócio em que se está atuando é muito importante para atingir não somente o prazo das entregas, mas o resultado esperado de cada uma delas. É comum encontrar nas empresas pessoas e times que não usam e nem conhecem o funcionamento de seu próprio produto ou até mesmo não entendem ou buscam conhecer o negócio da companhia. Buscar notícias relevantes sobre a área de atuação, escutar podcasts, entender o cenário macroeconômico e até mesmo fazer a leitura de relatórios de resultados das empresas que possuem capital aberto, por exemplo, são coisas que valorizam o passe de qualquer profissional e lhe dá mais bagagem para entrar em discussões de estratégia.

Para finalizar, adaptabilidade e aprendizado contínuo são essenciais para a construção de uma carreira sólida no mercado tech, tendo em vista que o campo da tecnologia está sempre evoluindo, com novas ferramentas, linguagens e metodologias emergindo regularmente. “Desenvolvedores devem ser adaptáveis e comprometidos com o aprendizado contínuo para manter suas habilidades atualizadas e serem capazes de responder às mudanças nas demandas do mercado”, ressalta Victor Nogueira.

Sair da versão mobile