St Marche investe em IA para diminuir o desperdício de alimentos

Nos primeiros testes, 70% das recomendações de compra feitas pela inteligência artificial foram utilizadas nas decisões dos pedidos

 O St Marche, rede de supermercados com 31 lojas espalhadas pela Capital, fechou parceria com a Aravita, startup de inteligência artificial que viabiliza maior eficiência nas operações com alimentos frescos, como frutas, legumes e hortaliças. O objetivo é chegar o mais próximo possível do “pedido perfeito” de produtos frescos, evitando excessos e falta de produtos, o que resulta em custos desnecessários e perda de vendas. 

O piloto da solução ocorre em algumas das lojas da rede, com produtos específicos e relevantes do portfólio de alimentos frescos, como banana e batata, mas até o final do primeiro semestre a tecnologia estará rodando em todas as lojas do grupo, incluindo o Santa Maria. Os resultados preliminares são promissores.

Os testes com algoritmos de previsão de demanda proprietários da Aravita tiveram performances duas vezes melhor que os algoritmos usados anteriormente pelo St Marche. Já o modelo de recomendação de compra –  que, além da previsão de demanda também leva em consideração  estoque, exposição e regras de abastecimento para uma amostra de produtos-  foi utilizado em 70% das decisões das lojas para os produtos testes. 

Eliane Souza Nascimento, diretora de Supply do St. Marche, diz que escolheu a Aravita pois viu na empresa um novo olhar sobre um problema antigo do varejo. “As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são muito estratégicas, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização. Por outro lado, a gestão da categoria é extremamente complexa pois diversas variáveis influenciam na demanda, na gestão de estoque  e na cadeia de abastecimento. A especialização da Aravita nesse tipo de produto, além da utilização de tecnologias de IA, fundamentaram a escolha pela parceria”, analisa.

A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, entre outras. “Nossa plataforma está apenas começando a ser usada, mas vemos que seu aprendizado é exponencial, o que levará ao varejo patamares de eficiência e resultados nunca antes vistos. E o St. Marche está protagonizando este momento revolucionário junto com a Aravita”, afirma Marco Perlman, CEO da startup. 

 De acordo com pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), mais de 45% de todas as frutas e vegetais produzidos no mundo são desperdiçados, o que a torna essa a categoria de alimentos com mais volume de desperdício em todo o planeta. “Sabemos que para os nossos consumidores finais a questão do meio-ambiente é muito relevante. Com a IA da Aravita, levamos a eles produtos mais frescos e ainda a garantia de estar comprando de um supermercado que se preocupa em evitar o desperdício”, finaliza Eliane. 

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