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Home Mercado

Starbucks vende 60% de sua operação na China

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
04/11/2025
em Mercado
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Starbucks acelera implementação de novo modelo de atendimento para impulsionar vendas

Starbucks/Divulgação

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A Starbucks anunciou nesta segunda-feira, 3, a formação de uma joint venture com a empresa de investimentos chinesa Boyu Capital para gerenciar e operar suas lojas na China. O acordo estratégico visa reverter a queda nas vendas e acelerar a expansão da marca no segundo maior mercado da gigante do café, atrás apenas dos Estados Unidos.

Pelo termos do negócio, a Boyu Capital irá adquirir uma participação majoritária de 60% nas operações de varejo da Starbucks no país asiático, em uma transação avaliada em US$ 4 bilhões (cerca de R$ 21,4 bilhões). A Starbucks manterá uma participação de 40% na joint venture e licenciará sua marca para o novo empreendimento. A gigante do café estima que o valor total de seus negócios na China — incluindo a receita da venda da participação, o valor de sua fatia remanescente e o valor de seus royalties — ultrapassará US$ 13 bilhões.

A Starbucks ingressou na China há quase 30 anos e é amplamente reconhecida por ter sido fundamental no crescimento da cultura do café no país, onde opera atualmente 8 mil lojas. No entanto, a empresa de Seattle tem enfrentado crescentes dificuldades nos últimos anos, especialmente devido à intensa concorrência de startups chinesas de rápido crescimento e baixo custo, como a Luckin Coffee. Essa pressão competitiva resultou em uma queda nas vendas nas mesmas lojas da Starbucks na China nos últimos dois anos fiscais.

Diante desse cenário, a Starbucks vinha buscando ativamente um parceiro local para auxiliar na expansão dos negócios, particularmente em cidades menores e novas regiões. Em julho, o presidente e CEO da Starbucks, Brian Niccol, revelou que a empresa estava avaliando cerca de 20 ofertas por uma participação.

O CEO Brian Niccol expressou confiança na parceria, afirmando que a Boyu Capital compartilha o compromisso da Starbucks com a experiência de clientes e funcionários. Ele enfatizou que a expertise da Boyu será crucial para o plano da Starbucks de atingir a meta ambiciosa de 20 mil lojas na China ao longo do tempo.

Em comunicado, Niccol declarou: “O profundo conhecimento e experiência local da Boyu ajudarão a acelerar nosso crescimento na China, especialmente à medida que nos expandimos para cidades menores e novas regiões”.

Alex Wong, sócio da Boyu Capital, reforçou a força da marca e o potencial de inovação: “Essa parceria reflete nossa crença compartilhada na força duradoura dessa marca e na oportunidade de trazer ainda mais inovação e relevância local para os clientes em toda a China”.

A sede da Starbucks na China continuará em Xangai. A Boyu Capital, que tem escritórios em Xangai, Hong Kong, Singapura e Pequim, espera, em conjunto com a Starbucks, finalizar o acordo no segundo trimestre do ano fiscal de 2026 da rede de cafés, que se iniciou em 29 de setembro.

Tags: CaféEmpresasMercadoNegóciosStarbucks
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