Starlink completa três anos no Brasil

Imagem: SpaceX

Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX, completou três anos de operação no Brasil em 2025. A companhia acumula cerca de 313 mil acessos, de acordo com o último balanço realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em novembro do ano anterior. Tal escopo faz da empresa a 16ª maior do mercado de internet brasileiro, mas líder no segmento de conexão via satélite, concentrando quase 60% dos assinantes desse segmento. No entanto, o número de reclamações contra ela também aumentou exponencialmente, reforçando a importância da atuação de fornecedores especializados em soluções de conectividade.

A empresa de Elon Musk oferece internet de alta velocidade e baixa latência por meio de uma constelação de satélites em órbita baixa, prometendo uma conexão rápida e estável, mesmo em áreas afastadas ou sem infraestrutura terrestre. Nesse cenário, seu serviço é ideal para negócios menores e situados em regiões remotas, mas pode não ser a melhor escolha para empresas maiores. Como reflexo desses prós e contras sutis que não são popularmente conhecidos, o volume de reclamações contra a empresa aumentou 168% em 2024 no Brasil em relação ao ano anterior, de acordo com a plataforma Reclame Aqui, reforçando a importância de se conhecer os usos indicados para a conexão via satélite e do suporte profissional para sua contratação.

“Muitas pessoas ouviram falar sobre a Starlink e sua expansão, mas nem todas ficaram sabendo que a sua utilização não é a mais indicada para todos os casos. Empresas que visam estabilidade, segurança e atendimento de resolução ágil devem priorizar outros formatos, e a ausência desse conhecimento fez com que a conexão proposta pela empresa fosse percebida negativamente por muitas pessoas. Nossa habilidade em soluções de conectividade entra nesse contexto como um diferencial para as empresas que buscam um fornecedor especializado e capaz de levar a melhor conexão até elas”, afirma Murillo Carvalho, Diretor de Operações da Briskcom, uma provedora especializada em soluções de conectividade via satélite de alta confiabilidade.

Segundo o especialista, a Starlink é uma boa opção para usuários residenciais ou pequenos negócios que precisam de uma internet rápida e barata. No entanto, para companhias mais robustas que dependem de uma conexão estável e segura para suas operações, o serviço norte-americano pode não ser a melhor escolha. “Apesar de seus pontos positivos, ela não oferece garantias de disponibilidade ou qualidade de serviço, e seu atendimento ao cliente é limitado. Para empresas que dependem de uma conexão estável e segura, é importante contar com um fornecedor especializado, que possa oferecer um serviço de qualidade e atendimento ágil”, afirma.

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