A startup curitibana Kultivi acaba de alcançar a marca de 5 milhões de usuários cadastrados em sua plataforma de ensino online. Fundada com o objetivo de democratizar o conhecimento, a empresa oferece atualmente 120 cursos gratuitos nas áreas de idiomas, empreendedorismo, saúde, direito e preparação para exames como Enem, CNU e OAB, totalizando mais de 5 mil aulas disponíveis.
Desde sua criação, a Kultivi se destaca pela proposta de oferecer ensino de qualidade sem cobrança de mensalidade. Entre os cursos, o grande destaque é o de inglês, que sozinho já reúne mais de 2 milhões de alunos. O curso oferece 248 aulas, materiais complementares e segue metodologia própria. “Se fosse vendido no mercado, um programa de inglês completo como o nosso poderia custar cerca de R$ 10 mil. Nossa missão é eliminar essa barreira financeira e levar oportunidades reais para qualquer pessoa”, afirma Cláudio Matos, sócio fundador da Kultivi.
A lógica de funcionamento é baseada em um modelo de negócios sustentável, viabilizado por parcerias e pela comercialização de espaços publicitários. Assim, os cursos permanecem 100% gratuitos para os estudantes, que contam com aulas ministradas por professores especialistas, incluindo mestres e doutores de universidades públicas e privadas.
“O acesso à educação de qualidade ainda é um desafio no Brasil. Ao criar um ecossistema aberto, acreditamos que podemos contribuir com a capacitação de milhões de brasileiros”, completa Matos.
Além dos idiomas – que incluem inglês, espanhol, francês, coreano e até Libras –, os cursos de maior procura incluem preparatórios para o Enem, direito para o exame da OAB, CNU, concursos estaduais e nacionais. Há ainda formações voltadas para carreira e negócios, como Au Pair, vendas, teatro, social media e marketing digital, além de cursos na área da saúde, como nutrição, natação e o preparatório para o Revalida.
A expectativa da startup é ampliar ainda mais a grade de cursos até o final de 2025 e dobrar a base de alunos nos próximos anos.









