• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 16 setembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Startups

Startup de gamificação conquista R$ 150 mil no Shark Tank Brasil

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
16/09/2025
em Startups
A A
Sam Adam, CEO da Investeendo - edição 2024
Divulgação

Sam Adam, CEO da Investeendo - edição 2024 Divulgação

LEIA TAMBÉM

Celebrar aposta em tecnologia para crescer em mercado global de US$ 2,5 trilhões

7 das 15 startups premiadas pelo InovAtiva integram ecossistema do Founders Club

No próximo dia 22 de setembro será lançada uma nova temporada do reality pioneiro de empreendedorismo, o Shark Tank Brasil. Um ano após a participação na 9ª edição, a Investeendo, startup paranaense que ensina educação financeira por meio da gamificação, dobrou o faturamento. Durante o programa, um “tubarão” gostou da proposta da startup, que garantiu um aporte de 150 mil reais e cedeu 15% de sua participação societária. O reality é uma coprodução entre a produtora Floresta e a Sony Pictures Television, vai ao ar pela Sony Channel e está disponível no YouTube. 

“O principal fator que chamou a atenção, foi a postura e o olhar empreendedor, além do propósito do negócio, que leva o ensino de educação financeira e empreendedorismo para crianças, sobretudo de escolas públicas. Isso é algo que eu tenho fortíssima convicção que faz a diferença na sociedade, e eu queria investir numa empresa que criasse valor”, afirma Sergio Zimerman, fundador e CEO da Petz.

A Investeendo ensina educação financeira por meio de uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos e aplicativos em totens digitais e tablets. Nas escolas e instituições de ensino, os alunos ganham um cartão personalizado e podem acessar a plataforma, realizar transações financeiras, verificar as notícias e ganhar moedas fictícias com a realização de missões. A partir do saldo, é possível trocar por itens físicos ou benefícios disponíveis na “lojinha” e estabelecidos pelos professores e equipe de coordenação.

Durante o episódio, quatro dos cincos tubarões mostraram interesse na startup. “Eu assisto o reality desde a primeira temporada, antes mesmo de me tornar empreendedor. Sempre sonhei em participar e levar a minha ideia para o Shark Tank e, quando aconteceu, foi uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. O programa transmitido é exatamente o das gravações, não temos contato e eles não sabem as iniciativas antes das apresentações, é apenas aquele momento que temos para convencer”, conta Sam Adam Hoffmann, cofundador e CEO da Investeendo.

Além da duplicação no faturamento, o número de jovens impactados anualmente passou de 700 para mais de 2 mil. Internamente, a equipe também cresceu e aumentou para 16 profissionais — durante o programa eram apenas os fundadores. “Nossa profissionalização também subiu. Como periodicamente temos que reportar, nosso grau de exigência aumentou e estamos muito mais preparados do que na época do programa. Para nós, como pessoa física, foi quase como um MBA particular ter o Sérgio como sócio”, destaca Sam.

Sam conta que a interação com o sócio alcançou níveis que a equipe não esperava. “A relação com o Sérgio é muito boa e bem mais próxima do que imaginamos que seria. Ele é super acessível e tem sido não só um mentor, mas está ajudando a abrir portas que estavam fechadas”. O CEO da Petz participa ativamente da startup, seja apoiando de forma on-line ou encontros presenciais.

Do outro lado da parceria, os comentários também são positivos. “Eu entendo que esse primeiro ano de aporte, foi sobretudo, para estruturar. São várias coisas que ainda estão em andamento, então acho que está dentro do esperado para uma startup que precisa criar bases boas para poder expandir de forma sustentável. Eu tenho certeza que jovens que têm acesso à educação financeira levam muita vantagem comparado a jovens que não tiveram esse conhecimento”, comenta Sérgio.

Os números alcançados após o reality show mostram a estruturação do trabalho da Investeendo que, desde então, fechou parcerias com empresas — alcançando cerca de 800 crianças em São Paulo (SP) —, escolas e até com a Secretaria de Educação do Paraná. Em 2025, a startup lançou a Copa Investeendo de Educação Financeira, uma dinâmica que aconteceu em um colégio público e possibilitou que mais de 100 estudantes de 15 a 17 anos competissem entre si enquanto aprendiam sobre investimento e mercado de ações. 

A Páscoa foi outro momento de aprender educação financeira e empreendedorismo. Com o apoio de parceiros e patrocinadores, foi possível levar uma ação para uma comunidade em situação de vulnerabilidade em Curitiba (PR). Na ocasião, cerca de 50 crianças participaram de um jogo de tabuleiro, conquistaram moedas fictícias e puderam trocar por chocolates. “As ações, na maioria das vezes, é apenas a doação de chocolates, mas queríamos que eles aprendessem algo novo e que seria benéfico no futuro”, explica Sam. 

Para o futuro, os planos dos sócios, Sam, Sérgio, Vanessa Matos e Mariana Matos, são de alcançar 100 mil alunos até 2027 e aumentar a atuação pelo Brasil, levando a educação financeira para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

A Investeendo é uma startup fundada por Sam Adam Hoffmann, Vanessa Cristiane Motta de Matos e Mariana Motta de Matos, que une educação financeira e gamificação para transformar a relação de jovens com o dinheiro. Surgida de um encontro inusitado entre um professor da rede pública do Paraná e duas bancárias, a iniciativa já impactou mais de 6 mil jovens em três estados brasileiros por meio de uma metodologia inclusiva baseada em jogos analógicos e aplicativos em totens digitais, implementada em mais de 40 instituições de ensino.

Tags: EmpresasGamificaçãoInvesteendoMercadoNegóciosStartups
Anterior

Tarifaço de Trump afeta o setor de exportação de cafés especiais

Próximo

Lula e 99 anunciam pacote de apoio a entregadores com foco em motos e bikes elétricas

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Celebrar aposta em tecnologia para crescer em mercado global de US$ 2,5 trilhões
Startups

Celebrar aposta em tecnologia para crescer em mercado global de US$ 2,5 trilhões

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Celebrar anunciou que atingiu a meta de 90% de automação nos pagamentos a fornecedores em 2025, por meio de...

Leia maisDetails
7 das 15 startups premiadas pelo InovAtiva integram ecossistema do Founders Club

7 das 15 startups premiadas pelo InovAtiva integram ecossistema do Founders Club

Kaizen projeta faturamento de R$ 3 milhões em 2025

Kaizen projeta faturamento de R$ 3 milhões em 2025

5 startups “camelo” que provam que resiliência vale mais que velocidade

5 startups “camelo” que provam que resiliência vale mais que velocidade

Startup brasileira que desafia o Duolinguo: Fundada por jovens da periferia e avaliada em R$ 100 milhões, BeConfident já ultrapassa fronteiras

Startup brasileira que desafia o Duolinguo: Fundada por jovens da periferia e avaliada em R$ 100 milhões, BeConfident já ultrapassa fronteiras

InvestSP recebe delegação da África do Sul para discutir oportunidades de investimentos 

InvestSP recebe delegação da África do Sul para discutir oportunidades de investimentos 

Próximo
Lula e 99 anunciam pacote de apoio a entregadores com foco em motos e bikes elétricas

Lula e 99 anunciam pacote de apoio a entregadores com foco em motos e bikes elétricas

NFE Brasil apoia projeto de captação de água na Ilha do Combu

NFE Brasil apoia projeto de captação de água na Ilha do Combu

Queda Inesperada nas Vendas do Varejo dos EUA em Maio Sinaliza Arrefecimento da Demanda

Vendas no varejo dos EUA superam expectativas em agosto

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.